Internet

Mark Zuckerberg diz como tornar a Internet 100X mais acessível



Não é nenhuma surpresa que o CEO do facebook, Mark Zuckerberg quer conectar o Mundo para promover a “economia do conhecimento”.

Hoje, o Internet.org, um grupo constituído por vários fabricantes de dispositivos móveis (Samsung, Nokia e Qualcomm) que estabeleceram parceria com Zuckerberg, divulgou um vídeo no qual se destaca o plano, para que os mesmos consigam interligar cerca de 5 bilhões (mil milhões) de pessoas que não possuem qualquer tipo de conexão ao mundo virtual.

No vídeo com uma duração de cerca de 3 minutos, Zuckerberg diz que a economia mundial é sinónimo de conhecimento e é alimentada pela Internet. Ele diz que se todos tivessem acesso à Internet, a sociedade seria capaz de beneficiar da inovação e criatividade que todo Mundo tem. O plano do grupo é ajudar a tornar a Internet cem vezes mais acessível, reduzindo o custo e a quantidade de dados.

Mas afinal como é que o grupo tenciona fazer isso? Segundo os comentários de Zuckerberg, ele diz que o plano passará pelo desenvolvimento de uma infra-estrutura para ajudar os sinais (responsáveis por se ter comunicações) a terem um alcance muito maior do que se tem actualmente, sem existir a necessidade de mais torres de telecomunicações. A ideia passa pela utilização mais eficiente do espectro electromagnético, onde se encontram todas as gamas de frequências a serem utilizadas nas comunicações. Além disso envolverá a construção de hardware e de telefones de baixo custo.

Para combater o problema em torno do consumo de dados, o CEO do Facebook, diz que isso pode ser feito através da cache, em vez de a informação estar sempre a ser solicitada, cada vez que se precisa de algum dado da internet. Outra solução é que estes sistemas terão de ter uma melhor compressão de dados.

CEO

Em suma, Zuckerberg acredita: “Quando eu estava começar com o Facebook, eu poderia construí-lo, porque eu tinha acesso à Internet e algumas ferramentas básicas que me deu tudo o que eu precisava para construir isso para o Mundo. E se podemos chegar a um ponto em que todos ao redor do Mundo, têm acesso a essas mesmas ferramentas, então todo Mundo vai ser capaz de se beneficiar da inovação”.

O projecto Internet.org foi iniciado em Agosto deste ano e é o segundo grande esforço de Zuckerberg para ajudar o avanço da tecnologia. O facebook estima que 5 bilhões (mil milhões) de pessoas, ou cerca de dois terços do mundo, não têm acesso à Internet, e quer ter certeza de que o conhecimento é mais compartilhado na comunidade global.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *