Sistemas Operativos

Microsoft e Canonical disponibilizam versões dos seus sistemas operativos



Dois dos proeminentes autores de sistemas operativos – a Microsoft e a Canonical – lançaram as novas versões dos seus sistemas operativos/operacionais. O Windows 8.1 e o Ubuntu 13.10 não são atualizações de fundo, mas têm como objetivo cimentar a representação das duas empresas neste mercado.

Microsoft Windows 8.1

O Windows 8.1 não inclui um conjunto bastante significativo de novas funcionalidades e representa sim um aprimorar do sistema Operativo/Operacional Windows 8. Uma das novidades mais notórias é o regresso do botão de Iniciar na vista de ambiente de trabalho. Embora se situe na mesma posição do seu percursor, não permite mostrar o menu clássico de aplicações, mas permite sim ser um atalho para o ecrã/tela de todas aplicações na vista Metro.

Para todos aqueles que se habituaram a mudar constantemente entre a vista de desktop e a vista Modern UI (também conhecida por Metro), tem agora um conjunto de opções para personalizar o ecrã inicial. A grande alteração é o facto do ecrã inicial suportar live backgground (fundos animados) que se movem à medida que faz scroll pelas tiles (semelhante ao que existe no Android).

O Windows 8.1 inclui ainda um modo de gestão de janelas. Em vez de colocar lado a lado duas janelas relativas a duas aplicações e interagir com elas ao mesmo tempo, o novo modo permite estender para mais aplicações/aplicativos simultâneos.

img_windwos_81_ubuntu_1310_02

Outra novidade que destacamos é a integração mais profunda que o Windows 8.1 inclui do Skydrive. A sincronização é agora perfeitamente sincronizada entre os seus vários dispositivos. Por exemplo a app automaticamente atualiza-se com novos ficheiros/arquivos mesmo que tenha enviado novos ficheiros noutros dispositivos.

Finalmente outra das grandes novidades no campo do software é o Internet Explorer 11, que promete um browser mais rápido e com suporte para alguns standards como o WebGL. Existem outras alterações menos notórias, como um teclado virtual melhorado (mais adequado a tablets). O Software de câmara também sofreu algumas melhorias, entre as quais destacamos um novo modo panorama que (à semelhança do Android e mais recentemente o iOS) lhe permite tirar fotografias ricas em detalhe num ângulo de 180.

No caso de já possuir instalado o Windows 8 no seu computador, vai ter acesso brevemente à atualização de forma totalmente gratuita através da Loja Windows. Caso possua um tablet com o Windows RT, terá que ficar dependente do timing que o fabricante irá lançar a nova atualização.

Canonical Ubuntu 13.10

A Canonical apostou numa atualização mais conservadora ainda que a Microsoft. As alterações na distribuição mais popular de Linux são quase residuais e sobretudo concentraram-se na correção de bugs do seu lançador (Unity) e no gestor de janelas Compiz. As alterações notam-se numa melhor performance e fluidez no sistema. As apps do Ubuntu, como o gestor de ficheiros/arquivos Nautilus, estão agora mais integradas com o Ubuntu, devido a uma melhor integração com o toolkit GTK3 que a distribuição usa.

Talvez a grande novidade é a introdução de uma pesquisa semântica. A pesquisa semântica do ubuntu, (disponível no botão que invoca a “Dash”) permite como o próprio nome sugere uma pesquisa muito mais inteligente. Na prática é como se tivesse uma versão do Google integrada no seu desktop, já que praticamente tudo está integrado no mesmo. Pode realizar pesquisas, por produtos no ebay ou na Amazon, ou simplesmente procurar informação sobre individualidades e acontecimentos na Wikipedia.

Esta funcionalidade é disponibilizada através das Lens (pequenas integrações com populares serviços). Mas e se não quiser usar estas funções? Bem a Canonical permite-lhe desativar (e voltar a ativar) esta opção no menu de aplicações (segundo icone em baixo) na opção “Dash Plugins”.

img_windwos_81_ubuntu_1310_03

Outras alterações incluem a introdução de um indicador (indicato de teclado) que lhe permite mudar de disposição de teclado facilmente e a introdução de um novo ecrã do serviço cloud da Canonical (Ubuntu One), que lhe permite configurar as credenciais e sincronizar os seus ficheiros armazenados no serviço mal a instalação seja concluída. Pode descarregar o novo Sistema Operativo/Operacional da Canonical de forma gratuita através dos seguintes links:

Site Oficial: Ubuntu
Sistema Operativo: GNU/Linux
Download: Ubuntu 13.10 – 32 Bits (Live CD) – Mirror Brasileiro
Download: Ubuntu 13.10 – 64 Bits (Live CD) – Mirror Brasileiro
Download: Ubuntu 13.10 – 32 Bits (Live CD) – Mirror Português
Download: Ubuntu 13.10 – 64 Bits (Live CD) – Mirror Português


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *