E-Life_FBPP-Clubs_Futebol_21_27out-1 Redes sociais

Benfica é o clube de futebol português com mais fãs no facebook


A página do Benfica lidera a tabela do Facebook, é a que tem. maior número de fãs e a mais ativa na publicação de posts. No entanto, são das páginas dos clubes com menos fãs os posts com maior engagement.

O mais recente estudo levado a cabo pela E.Life, empresa especialista em inteligência de mercado, avalia o desempenho das páginas de alguns dos principais clubes de futebol nacional. São comparadas as páginas que, segundo o Social Bakers, têm o maior número de Fãs no Facebook. Assim, Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting Club de Portugal, Associação Académica de Coimbra e Sporting Clube de Braga estiveram em análise de 21 a 27 de Outubro.

Através da análise efetuada pela E.Life, vemos de que forma as páginas de Facebook destes clubes se relacionam com os fãs e como estes reagem às publicações. O estudo compara variáveis como: Fãs, Posts Publicados, Tipo de Posts, Engagement, Talking About e Interações.

Como se relacionam com os fãs, as páginas de Facebook de alguns dos principais clubes nacionais…

Número de Fãs

A página do Sport Lisboa e Benfica é a que se destaca com 1.403.466 Fãs, seguida do Futebol Clube do Porto com 1.196.061. Segue-se o Sporting Clube de Portugal com 653.729, Associação de Académica de Coimbra com 43.471 e, finalmente o Sporting Clube de Braga com 35.649 fãs.

Posts Publicados

No período analisado, a página do Benfica foi a que publicou mais com um total de 99 posts. Na segunda posição, surge o Futebol Clube do Porto (62), seguida do Sporting Clube de Portugal (48), Associação Académica de Coimbra (44) e o Sporting Clube de Braga (29).

As fotografias são também o Tipo de Post preferido pelos clubes de futebol, apesar de publicarem também outros formatos como status, vídeos ou links.

Engagement

Nesta variável, foram os clubes com menos fãs que conseguiram registar os posts com maior engagement. No período em análise, o Sporting Clube de Braga e a Académica de Coimbra surgem em destaque nesta variável. O Braga colocou um post sobre o Campeonato Nacional de Futsal onde venceram o Benfica por 6-3 e a Associação Académica de Coimbra surge com um post relativo ao jogo com o Braga, e que acabaram por vencer.

Talking About

A página mais falada foi a do Sporting Clube de Portugal com 58.564.83, seguida do Sport Lisboa e Benfica com 53.279.83, Associação Académica de Coimbra (3.346.67), Sporting Clube de Braga (2.653.5) e, finalmente o Futebol Clube do Porto com o registo de 63.859 menções.

Interações

Já no que diz respeito ao somatório de likes, shares e comentários, a página do Futebol Clube do Porto foi a que registou mais interações por parte dos fãs com o pico no último dia do estudo, 27 de outubro.

A performance das páginas de Facebook dos Clubes de Futebol nacionais foi analisada através do Facebook Pages Performance, uma ferramenta do E.Life Buzzmonitor.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *