Dell Sputnik 3 Ubuntu Linux Sistemas Operativos

Dell anuncia novo ultrabook Sputnik 3 com Ubuntu Linux



A Dell anunciou durante este fim de semana o lançamento do seu terceiro computador portátil da gama XPS 13, com uma edição especial para developers e com o nome de código Sputnik 3.

Este novo ultrabook da Dell vem equipado com o Ubuntu Linux 12.04 LTS e o novo processador Haswell de 4ª geração da Intel. O Sputnik 3 foi literalmente desenvolvido por developers, para outros developers, e será disponibilizado em dois tipos de configurações diferentes.

O primeiro modelo irá vir com um processador Core i5-4200U (3M de cachê e até 2,6 GHz) e com um disco mSATA de 128GB, enquanto que o segundo modelo irá vir com um muito mais rápido processador Core i7-4500U (4M de cachê e até 3,0 GHz) e o seu disco será de 256GB.

As diferenças entre os dois modelos anunciados pela Dell são apenas estas, sendo a restante lista de especificações iguais para ambos:

  • Placa gráfica HD 4400.
  • Ecrã LED touchscreen de 13.3 polegadas com 1920×1080 pixels de resolução.
  • Wi-Fi (802.11ac).
  • Bluetooth 4.0.

O Sputnik 3 durante o seu desenvolvimento revelou-se um produto extremamente viável ser comercializado, após ter sido criado como um tipo de projecto a que se dá o nome de “skunkworks”. Estes “skunkworks” são um tipo de projectos desenvolvidos por uma pequena comunidade que tem como principal objectivo quebrar com as já estabelecidas tradições de desenvolvimento de produtos.

Certamente que este novo Sputnik 3 veio encaixar na perfeição na definição destes pequenos projectos, bastando para isso olhar a invulgar combinação de componentes. Seguindo as já estabelecidas tradições, um ultrabook que fosse equipado com um processador Haswell iria sempre trazer juntamente o sistema operativo/operacional Windows, e não Linux.

Outro dos aspectos que torna este novo Dell bastante diferente dos restantes modelos da marca, é o facto de vir apetrechado com várias ferramentas específicas para developers, entre outras ferramentas bastante interessantes para utilizadores de níveis mais avançados.

Ambas as versões do novo ultrabook da Dell estão disponíveis nos Estados Unidos, e a grande maioria do continente Europeu poderá ter acesso nos locais de venda habituais até ao final de Novembro. Países como a Belgica, Dinamarca, Noruega e Suécia apenas deverão receber o Sputnik 3 durante o mês de Dezembro.

O modelo com Core i5 tem um preço recomendado de $1249, e o modelo mais potente com Core i7 custa $1549.

Não temos qualquer informação sobre preço ou disponibilidade para o Brasil.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *