Google Doodle: homenagem a Grace Murray Hopper Internet

Google presta homenagem a Grace Hoper com Doodle animado


Google cria Doodle animado para comemorar os 107 anos do nascimento de Grace Hoper, criadora da linguagem de programação Flow-Matic.

Grace Murray Hoper trabalhou como analista de sistemas da marinha dos Estados Unidos nas décados de 1940 e 1950. A linguagem de programação Flow-Matic (hoje extinta) serviu de base para a criação do COBOL (COmmon Business Oriented Language), uma linguagem de programação orientada para o processamento de dados comercias.

Dentre outras realizações da Almirante está a criação do primeiro compilador, de COBOL, sendo a primeira linguagem de programação de computadores a se aproximar da linguagem humana ao invés da linguagem de máquina. Contudo, ela não participou efetivamente na criação da linguagem COBOL mas sim num subcomitê que foi originado de um dos três comitês (o de Curto Prazo) propostos numa reunião no Pentágono em Maio de 1959. Este subcomitê desenvolveu as especificações da linguagem COBOL. Ele era formado por seis pessoas: William Selden e Gertrude Tierney da IBMHoward Bromberg Howard Discount da RCAVernon Reeves e Jean E. Sammet da Sylvania Electric Products

Grace_HopperA concepção de Hopper de que havia a necessidade de se criar uma linguagem orientada para negócios comuns deu origem ao acrônimo COBOL (COmmon Business Oriented Language).

Tudo foi feito sem definir os comandos para minimizar melindres entre os técnicos das empresas convocadas a participar da criação de um denominador comum entre todos os fabricantes existentes na época. Grace Hopper participou contribuindo com a abertura dos comandos FLOW-MATIC.

É de autoria da dama o termo “bug” usado para designar uma falha num código-fonte.

O termo “bug” surgiu quando Grace tentava achar um problema no seu computador. Quando descobriu o problema, ela percebeu que havia um inseto morto no computador. Desde então o termo bug passou a ser usado.

Em 1998, recebeu a honra de ter seu nome em um navio da Marinha. O contratorpedeiro USS Hopper entrou no serviço ativo em 1998.

Grace Murray Hoper

 

Nascimento10 de dezembro de 1906
Nova Iorque, Estados Unidos
Morte1 de janeiro de 1992 (85 anos)
Condado de Arlington, Estados Unidos
NacionalidadeEstados Unidos Estadunidense
PrêmiosPrêmio W. Wallace McDowell (1979),Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1991)
CargoAnalista de Sistemas
Serviço militar
PatenteAlmirante

 

Fonte das informações sobre Grace Hoper: WIKIPÉDIA


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *