AppJobber Android iOS Análise

AppJobber: a aplicação que permite ganhar dinheiro com o smartphone


Com a evolução do mercado de smartphones durante os últimos anos, estes “pequenos” dispositivos passaram a fazer parte do dia-a-dia de quase todos nós. A aplicação AppJobber expandiu-se finalmente ao território português, proporcionando a qualquer utilizador de smartphones (iOS e Android) a possibilidade de ganhar algum dinheiro extra através da realização de micro tarefas.

A AppJobber foi lançada na Alemanha em 2011, tendo sido implementada desde então em vários países tal como a Finlândia, Itália, Áustria e Suíça. Esta aplicação é na sua essência uma plataforma de crowdsourcing que veio disponibilizar às empresas milhares de “trabalhadores independentes” que após um rápido registo poderão dar inicio à realização de micro-tarefas publicadas na plataforma.

Mas o que são estas micro-tarefas?

As micro-tarefas são pequenas ações que as empresas publicam na AppJobber e que podem ser completadas por qualquer um dos utilizadores que se encontrem perto o suficiente para as completar.

Não existe uma característica geral que possa descrever este tipo de tarefas como um todo. As micro-tarefas podem ser por exemplo:

  • Capturar uma fotografia de um sinal de trânsito de limite de velocidade para confirmar que o limite imposto está correcto.
  • Capturar uma fotografia de um determinado estabelecimento para confirmar que a sua morada e horário de funcionamento estão correctos.
  • Responder a um pequeno questionário sobre determinada área geográfica ou estabelecimento.
  • Realizar o papel de cliente mistério e realizar um pequeno relatório sobre a qualidade do serviço prestado.
  • Entre muitos outros tipo de micro-tarefas que poderão surgir consoante as necessidades das empresas.

Qual o benefício para as empresas?

Do ponto de vista empresarial a AppJobber vem oferecer a possibilidade de realizar pequenas (mas não menos importantes) tarefas que teriam custos bastante mais elevados caso fosse necessário designar uma equipa de funcionários para as realizar no terreno.

A AppJobber acaba por permitir às empresas poupar bastante dinheiro no controlo diário dos seus projectos no terreno através da “contratação” de utilizadores por valores bastante reduzidos.

Quanto poderá ganhar um utilizador?

Na verdade, não existe qualquer limite de ganhos para cada utilizador. Contudo, não deverá ver esta aplicação como uma forma de conseguir ganhar um rendimento mensal que substitua o seu actual trabalho.

Na AppJobber as empresas têm um valor mínimo de 1 euro para publicar as suas micro-tarefas, por isso, quantas mais tarefas forem realizadas pelo utilizador mais dinheiro irá conseguir acumular.

appjobber1

O registo na plataforma é gratuito, assim como o download da aplicação para o seu smartphone (quer seja na AppStore ou na Google Play Store) e por isso mesmo não irá ter nada a perder ao aderir a esta plataforma de crowdsourcing.

Na sua grande maioria as micro-tarefas podem ser realizadas num curto espaço de tempo, porque não realizar algumas enquanto vai para o trabalho? Ou enquanto caminha até ao café?

De momento as tarefas disponíveis no território português continua a multiplicar-se exponencialmente, existindo já bastantes zonas que apresentam dezenas ou centenas de micro-tarefas disponíveis.

Quais as zonas com mais micro-tarefas em Portugal?

  1.  Rua Adelino Amaro da Costa, em Peniche – 256 tarefas.
  2.  Rua Doutor José Falcão 76, em Ovar – 122 tarefas.
  3.  Rua do Progresso 3230, na Quinta do Anjo (Palmela) – 93 tarefas.
  4.  Rua do Meio Largo, em Trancoso – 83 tarefas.
  5.  Rua Doutor Manuel Pedrosa 21, em Peniche – 79 tarefas.
  6.  Calçada da Cachorrela 85, em Marco de Canavezes – 73 tarefas.
  7.  Rua Fonte da Madria 321, em São João – 69 tarefas.
  8.  Rua José Alves Leite 18, em Amares (Braga) – 65 tarefas.
  9.  Alameda Dom Manuel I 4, em Vila Nova de Foz Côa – 53 tarefas.
  10.  Rua Dona Maria II 78, no Cacém (Sintra) – 53 tarefas.
*dados retirados do site oficial da AppJobber (27/02/2014)

A AppJobber irá certamente continuar o seu grande crescimento não só em Portugal mas, também a nível mundial, oferecendo cada vez mais tarefas para os seus utilizadores realizarem e também atraindo cada vez mais empresas a se juntarem a esta plataforma fantástica.

Ainda não temos qualquer informação relativamente à expansão da aplicação para o território brasileiro, pois a empresa está actualmente a focar-se na expansão para países europeus. Mas, certamente que com a grande evolução que sofreu desde a sua criação em 2011, irá um dia ficar também disponível para os utilizadores brasileiros.

standard-icon-googleplay-app-store app_store_badge

Interface
Inovação
Compatíbilidade
Número de ofertas
Potêncial
Pensamentos finais

AppJobber é sem dúvida um projecto extremamente interessante tanto para empresas como para os utilizadores. Com o objectivo de possibilitar aos utilizadores de smartphones ganhar algum dinheiro extra com pequenas tarefas que podem realizar no seu dia-a-dia, a evolução deste serviço irá certamente ser bastante grande.

Classificação 4.5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *