Canonical Ubuntu smartphone Mobile

Smartphones Ubuntu serão fabricados pela Meizu e Bq


A Canonical anunciou acordos de parceria com dois fabricantes mundiais de dispositivos móveis (Bq e Meizu) para o desenvolvimento dos primeiros smartphones com o sistema operativo/operacional Ubuntu.

O acordo realizado pelas empresas prevê que os primeiros dispositivos a correr Ubuntu sejam lançados no mercado ainda durante 2014 e já recebeu um forte apoio dos principais operadores mundiais de telecomunicações, que manifestaram interesse em trabalhar nestes lançamentos em conjunto com as fabricantes.

O Ubuntu vem introduzir um novo paradigma no mundo das interfaces para dispositivos móveis, colocando todos os conteúdos e serviços no centro da experiência do utilizador/usuário, em vez de os esconder em lojas e aplicações. Desta forma será possível aos utilizadores aceder de forma muito mais rápida e simples a todos os seus conteúdos, modificando totalmente a forma como se interage com os mesmos.

Este sistema irá também apresentar uma série de ferramentas que as operadoras e fabricantes poderão utilizar para personalizar os seus dispositivos, sem provocar qualquer tipo de fragmentação das plataformas.

Canonical Ubuntu smartphone

A Meizu é o maior fabricante chinês de smartphones de gama alta, contando com mais de 1000 colaboradores e 600 lojas espalhadas pela China, Hong Jong, Israel, Russia e Ucrânia. Em Janeiro a empresa anunciou a sua intenção de expandir-se para outros mercados internacionais, como o norte americano.

“A surpreendente e intuitiva interface do Ubuntu está em linha com a nossa estratégia de oferecer uma experiência de mobilidade simples e inovadora. Esta parceria dá-nos a oportunidade de lançar ofertas verdadeiramente diferentes e atrativas que reforçam a estratégia de distribuição dos nossos dispositivos quer na China quer no restante mercado internacional.”, aifrmou Aber Baiat – CEO da Meizu.

A Bq é uma empresa de dispositivos móveis a operar no mercado europeu e que emprega de momento mais de 600 pessoas. Durante 2013  a empresa vendeu mais de 1,5 milhões de dispositivos e em menos de um ano tornou-se na segunda maior marca de smartphones livres ou desbloqueados em Espanha.

“O sucesso actual do Ubuntu nos Pcs, aliado ao enorme apoio que está a receber a sua oferta móvel, dá-nos uma oportunidade única de oferecer ao mercado uma plataforma alternativa através dos nossos dispositivos.”, afirmou Alberto Mendez – CEO da Bq.

Canonical Ubuntu smartphoneO fundador da Canonical e do Ubunto – Mark Shuttleworth – diz ainda que “a indústria móvel há já muito tempo que procura uma alternativa viável” e que o Ubuntu vem devolver o “controle aos fabricantes e oferecer ao consumidor uma experiência estimulante, fluída e rica em conteúdos.”

 

O grande apoio por parte das operadoras de telecomunicações é mostrado através do “Ubuntu Carrier Advisory Group” que conta já com 16 membros activos, incluindo a Vodafone, EE, T-Mobile USA, Three Group, Deutsche Telekom, Verizon, Telstra e Portugal Telecom.

Para além das operadoras móveis, a Canonical está também a desenvolver parcerias com diversos fornecedores independentes de software, entre os quais se encontra o The Weather Channel, GrooveShark Evernote.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *