Bandeira da OTAN Notícias

Sites da OTAN vítimas de ciberataque



Alguns sites da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte – foram alvo de um ciberataque, durante a noite de sábado para domingo, e ficaram algum tempo fora do ar.

Os cibercriminosos utilizaram um ataque de negação se serviços (DDoS), que consiste na tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis. Para tal os hackers utilizam um computador principal que tem sob o seu comando até milhares de computadores (“Zombies” – zumbis), através dos quais o DDoS será conduzido. O ataque consiste em fazer com que os computadores infectados “visitem” ao mesmo tempo determinado site, isso gera milhares de requisições simultâneas e o servidor acaba por esgotar o número de slots disponíveis (os servidores web possuem um número limitado de usuários que pode atender ao mesmo tempo -“Slots”). Não sendo capaz de atender mais pedidos as as páginas hospedadas ficam indisponíveis.

Stachledraht DDos Attack

Esquema e um ataque DDos

O ataque aconteceu durante a noite de sábado para domingo e às 00:15 da manhã (hora de Lisboa) era impossível aceder ao site nato.in. Além do site da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a página de uma empresa de segurança cibernética com sede na Estónia, afiliada à OTAN, também esteve na mira dos cibercriminosos.

De acordo com Oana Lungescu, uma porta-voz da OTAN*, os técnicos conseguiram restaurar os serviços e o ataque “não afetou a integridade da NATO, nem não causou nenhum impacto operacional”.

O ataque foi reivindicado pelo movimento ucraniano “Cyber Berkut”, com a justificação de que não admitem que as tropas da Aliança AtLântica possam ocupar a Ucrânia.
Segundo alguns especialistas em segurança, alguns grupos denominados “Cyber Berkut” levaram a cabo, durante as últimas semanas, ataques a diversos sites russos e ucranianos.

Este ciberataque pode estar relacionado com a forte tensão existente entre a Rússia e os países ocidentais a respeito à Ucrânia.

* Organização do Tratado do Atlântico Norte:
Organização do Tratado do Atlântico Norte, por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte que foi assinado em 4 de Abril de 1949.

Fonte: Wikipédia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *