10 Coisas que deve saber sobre aplicações para tablet Mobile

10 Coisas que precisa saber sobre aplicações para Tablets



Desde o nascimento dos tablets Android que um problema se mantém, embora tenha diminuído com o crescimento do mercado de tablets, que é a dificuldade em encontra aplicações que sejam especialmente desenvolvidas ou adaptadas para ecrãs de maiores dimensões.

No caso dos tablets Android acabamos por encontrar inúmeras aplicações que apesar de funcionarem normalmente, não apresentam uma interface gráfica ou resolução suficiente para serem apresentadas de forma genuína quando executadas num ecrã de dimensões mais elevadas.

Por isso mesmo,  aqui ficam 10 coisas que precisa saber sobre aplicações para Tablets (Android).

1. Encontrar aplicações para tablets

Por vezes pode tornar-se bastante difícil encontrar aplicações verdadeiramente boas para tablets Android. No caso de se deparar com este problema regularmente deve definitivamente instalar a aplicação Tablet Market, que lhe irá apresentar todas as aplicações que foram especificamente desenvolvidas para tablets Android.

2. Adicionar funcionalidades de telefone

Apesar de a maioria dos utilizadores desconhecerem esta aplicação, Mighty Text vai possibilitar acrescentar funcionalidades de telefone ao seu tablet sem necessitar de utilizar um cartão SIM. A aplicação sincroniza-se directamente com o seu smartphone, apresentando todas as suas mensagens de texto, podendo ainda gerir e enviar novas mensagens. Mighty Text está disponível para download gratuito na Google Play.

3. Funcionalidades exclusivas

Muitas das aplicações mais populares a nível mundial acabaram mesmo por introduzir novas funcionalidades nas suas aplicações para tablets que não se encontram disponíveis para os smartphones. Como exemplo, a aplicação Flipboard acrescentou funcionalidades de leitura na sua aplicação para tablets que não estão disponíveis na versão para smartphones.

4. Sincronize a sua vida

No caso de ser um fã assumido dos dispositivos Android, deverá certamente desejar ter todos os seus ficheiros (documentos, músicas, fotografias, etc.) disponíveis em todos os seus dispositivos Android. Actualmente é extremamente fácil e rápido de o conseguir fazer, através da utilização de serviços Cloud tal como o Google Drive, Dropbox, entre muitos outros.

5. Central multimédia

Os ecrãs de maior dimensões vieram claramente abrir a janela da Google Play para dezenas de aplicações multimédia. Existem excelentes opções tanto para a visualização de filmes e séries (aplicações como o Netflix), como ouvir música (por exemplo o Spotify ou Google Play Music) directamente no seu tablet.

6. Personalização

Tal como já existe à bastante tempo para os smartphones, os tablets possuem também uma vasta lista de aplicações específicas para personalizar os seus ecrãs de grandes dimensões. Poderá facilmente criar o seu próprio tema, ou alterar completamente toda a interface através de um novo Launcher. O Google Now Launcher está também disponível para tablets, permitindo aos utilizadores tirarem o máximo proveito da versão KitKat do Android também nos seus tablets.

7. Ecrã secundário

Com o grande crescimento sofrido pelo mercado dos tablets começaram a surgir novas aplicações extremamente sofisticadas, como por exemplo aplicações que transformam o seu tablet num segundo ecrã do seu computador. Estas aplicações de controlo remoto permitem ao utilizador utilizar o seu computador de casa, não importando o local onde se encontra.

8. Melhor do que um Kindle?

Não importa se está interessado em ler as notícias do dia, o seu romance favorito ou aquela banda desenhada tão viciante, irá encontrar aplicações brilhantes que lhe vão oferecer a melhor experiência possível enquanto desfruta das suas leituras favoritas. Não precisa de gastar dinheiro num Kindle no caso de ter já um tablet Android, pois estão disponíveis excelentes ferramentas de leitura para tablets Android.

9. Jogos de Topo

Muitas das grandes empresas que desenvolvem jogos para os dispositivos Android começaram a produzir jogos específicos para tablets. Muitas das versões especiais para tablets incluem gráficos ainda mais definidos e uma experiência de jogo estonteante. Não vai querer perder as novidades lançadas regularmente por empresas como a Gameloft e ElectronicArts.

10. Levar o escritório para casa

Criar novos documentos no seu tablet Android nunca foi tão fácil, existem agora aplicações que oferecem uma experiência quase idêntica à dos computadores, tal como a aplicação Documents to Go, Quickoffice e também Microsoft Office. Com uma rápida pesquisa na Google Play, o que não faltará certamente são boas aplicações que satisfação as suas necessidades.

Estas são apenas 10 pequenas dicas que poderão ajudar a entender um pouco melhor as potencialidades do seu tablet Android, que quando exploradas ao seu máximo acabam por se revelar surpreendentes. Cada vez mais os tablets vão-se revelar como ferramentas essenciais no dia-a-dia dos seus utilizadores e por isso mesmo, as empresas que desenvolvem aplicações irão cada vez mais focar uma grande parte do seu trabalho em trazer inovações para este mercado em constante crescimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *