novas regras de registo de DOMÍNIOS.PT Internet

Associação DNS divulga novas regras de registo de DOMÍNIOS.PT


O DNS.PT, associação privada sem fins lucrativos responsável pela gestão e operação do ccTLD português, anuncia as novas regras de registo de domínios .PT, em vigor a partir do próximo dia 16 de junho. As mudanças surgem na sequência da Associação DNS.PT ter assumido o papel de Registry de .PT, sendo necessário efetuar as alterações formais daí decorrentes.

No âmbito das novas regras, destaque para a adaptação das disposições interpretativas no que respeita a limitações referentes a nomes de âmbito geográfico, e a adaptação da regra relativa à proteção dos novos gTLDs. Foram também realizadas alterações no que toca às disposições relativas a domínios com processo arbitral em curso. Com as novas regras do registo de domínios .PT, a partir de 1 de novembro, será também retirada a proibição do registo de domínios, diretamente sob .pt, com menos de três caracteres. Existem aproximadamente 2305 novas combinações possíveis, excetuando os 246 ccTLD’s pré-existentes e os domínios já registados, p.e: cp.pt; ua.pt. Note-se que o registo de domínios com dois caracteres já foi permitida, estando vedada desde 2001.

Para Luisa Gueifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT, “Estas novas regras resultam de um processo de discussão onde participou ativamente o Conselho Consultivo de DNS.PT, e traduzem, na sua essência, um clarificar de conceitos e uma adaptação formal que cumpria realizar. A novidade é sem dúvida a abertura do registo a domínios com dois caracteres, existindo combinações bastante apetecíveis, como ex.pt, i9.pt, já.pt, nó.pt, ou.pt e pc.pt. Estamos expectantes sobre a reação do mercado que esperamos positiva.”

As novas regras podem ser consultadas aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *