NASA ISS streaming HD Ciência

NASA mostra Terra em directo a partir da estação espacial


Quem nunca sonhou em ir ao espaço? Esta é ainda uma viagem que está apenas acessível a alguns eleitos, mas a NASA tornou agora possível o acesso à paisagem vista pelos astronautas através da transmissão em directo – live-streaming –  de vídeo em alta definição da vista do planeta Terra, a partir da Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS).

A página foi colocada online apenas alguns dias atrás e foram já mais de 8 milhões de pessoas a usufruir desta vista magnífica, que até hoje era exclusiva de quem se encontrava nas estações espaciais, ou só podia vista através de fotografias. Para a transmissão do vídeo são utilizadas várias câmaras que possibilitam observar ainda melhor a imensidão que é a galáxia e mostrar como a Terra é apenas uma “pequena bola” a flutuar neste  espaço “infinito”.

Além de oferecer a possibilidade a qualquer cidadão de observar este feed em directo, algo nunca antes visto, a NASA está também a utilizar esta iniciativa em forma de experiência, para descobrir como é que a transmissão das câmaras em directo se irão comportar com este tipo de ligação. Caso esta experiência seja bem sucedida, é bastante provável que em breve possamos ver câmaras equipadas em várias outras missões espaciais, como por exemplo nos robots lançados na superfície de Marte.

iss

Tal como está explicado na descrição da página criada pela NASA, existem 3 pequenas considerações a ter quando se observa o vídeo através deste link: http://www.ustream.tv/channel/iss-hdev-payload

  • Imagem  preta -> Significa que a ISS (Internacional Space Station) se encontra no lado da Terra onde é noite.
  • Imagem cinzenta -> Está a ocorrer a mudança de câmara ou poderá haver dificuldades de ligação com a ISS.
  • Ausência de som -> É normal, totalmente propositado.

7 comentários em NASA mostra Terra em directo a partir da estação espacial

  1. José Garcia Júnior

    Maravilhoso, olhar a Terra do espaço. Parece que que estamos no interior da nave. Ao mesmo tempo mete respeito tão longe a casa onde vivemos a rodar transportando-nos…

  2. José Carlos Beserra

    realmente muito bonito ,em sua enorme velocidade de movimento;
    Chega dar medo , quando está no lado escuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *