Sustentabilidade

Rock in Rio e a Reciclagem???


A Sociedade Ponto Verde esteve no Rock in Rio e não foi a assistir!

O Rock in rio Brasil e Portugal foi o primeiro evento de música a neutralizar o impacto no clima e por isso está de merecidos parabéns.

A imagem que conhecemos dos recintos após os concertos está cada vez mais no passado uma vez que na celebração do seu 10º aniversário, o Rock in Rio-Lisboa celebra também as boas práticas ambientais com a Ponto Verde Serviços, através da Certificação 3R6 e da atribuição do selo Carbono Zero Premium. Foi a primeira vez que isto aconteceu a um evento de música! Este selo garante  que são compensadas todas as emissões de carbono para a atmosfera, emitidas quer por parte da organização, incluindo deslocação das bandas e respetivas mercadorias, consumo de energia, deslocação de pessoas e mercadorias dos parceiros (patrocinadores e fornecedores), tratamento dos resíduos produzidos, quer as associadas à deslocação do público. E esta compensação é feita pelo Rock in Rio através do apoio à plantação de floresta nacional com a plantação de 118 mil árvores até 2016 em zonas ardidas de Portugal.

Importa saber que no total das últimas 3 edições do Rock in Rio-Lisboa foram encaminhadas para reciclagem mais de 80 toneladas de embalagens de plástico e metal; 37 toneladas de papel e cartão e 9 toneladas de vidro de embalagem. Em estreita colaboração com a Sociedade Ponto Verde, na edição de 2012, foram enviados para reciclagem cerca de 32% dos resíduos produzidos entre a montagem e a desmontagem do evento. Dos restantes resíduos, 56% foram valorizados energeticamente e 2% receberam valorização orgânica.

Um Ecoponto gigante que “alimenta” uma causa social

Para que esta ação funcionasse foi preciso apelar à colaboração do público. Foram levadas a cabos actividades  que se juntaram à  animação do recinto, sensibilizando os participantes do evento para os seus benefícios. Em troca dos resíduos de embalagens depositados pelos participantes, como copos de plástico, caixas de pizza ou garrafas de água, a Sociedade Ponto Verde ofereceu prémios e apoiou uma ação de cariz social, contribuindo para que mais refeições cheguem a quem mais precisa.

Imagem Cortesia Sociedade Ponto Verde


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *