Redes sociais

Twitter: 6 dicas para impulsionar seus tweets


Os seus tweets não estão recebendo a atenção desejada por parte da sua audiência e não sabe o que fazer para mudar este quadro? Talvez seja caso para dedicar algum tempo e customizar as mensagem corretamente antes de as partilhar no Twitter.

Desenvolvido pelo Social Media Examiner, o mini “manual de sobrevivência” abaixo é composto por 6 dicas relativamente simples e promete ajudar a impulsionar os posts no microblog. Vale lembrar que as dicas abaixo podem (devem!?) ser adotadas tanto por utilizadores em geral, como também por grandes marcas que buscam maior engajamento dos seus seguidores. CONFIRA!

1 – Personalize os retweets

Ao encontrar algum conteúdo já partilhado por outro utilizador, em vez de apenas “dar RT”, personalize o retweet adicionando um comentário antes da mensagem original. Por exemplo: acrescente uma pergunta antes do artigo compartilhado, o que acabará por aguçar a curiosidade dos seguidores. RTs com elogios ou com um “obrigado” antes da mensagem, por exemplo, devem ser evitados.

al-marsha-collier

2 – Partilhe o mesmo post em horários diferentes

Cada rede social deve ser tratada conforme as suas características. Tendo isso em conta, não custa lembrar que Twitter não é Facebook. Ou seja, a audiência é rotativa e, portanto, uma estratégia inteligente e eficaz é repetir a publicação do mesmo conteúdo em horários distintos. Deste modo, o alcance será amplificado. Contudo, é importante não repetir a descrição do post. Modifique-a antes da nova partilha!

al-same-post

3 – Seja você mesmo

Embora possa parecer falta de cautela, este conselho vale também para as as marcas. Especialistas garantem que o segredo do sucesso de grandes marcas nas mídias sociais, dentre outros fatores importantes, consiste em “falar a língua” dos seus seguidores. Afinal, por trás de qualquer perfil, há sempre um ser humano e, vez ou outra, é importante que a audiência seja relembrada deste importante detalhe. Rede social não é via de mão única: se vai falar (publicitar o seu conteúdo), esteja pronto para ouvir (feedbacks).

al-track-maven

4 – Explore os Trending Topics

Hashjacking ou trendjacking é um método de usar hashtags populares a fim de alcançar uma exposição extra para determinado tweet. Para isso, basta estar atento ao Trending Topics localizado no lado esquerdo do perfil e que pode ser configurado conforme a geolocalização desejada (saiba como). Mas lembre-se: utilize as hashtags encontradas nos Trending Topics, mas faça isso dentro do contexto. Se não for pertinente para sua marca, mais vale não utilizar este recurso.

trend topics | TecheNet | a Menina Digital

5 – Utilize conteúdo visual

Ao oferecer o recurso de exibição de fotos na plataforma, o Twitter só comprova o que a ciência já explica há muito tempo: o ser humano é visual. A partir disso, sempre que possível, é crucial adicionar uma imagem aos tweets. Entretanto, não pode ser um link jpg ou uma foto vinda de outras plataformas (como o Instagram, por exemplo). Isso por que o Twitter exibe apenas fotografias cujo upload tenha sido feito no próprio microblog.

IMG_2847

6 – Fale com as pessoas

Um dos passos mais importantes a seguir para quem busca maior engajamento do seu público nas redes sociais é a boa e velha conversa. Escutar o que a sua audiência está dizendo sobre as sua publicações é apenas parte do processo. Responder será vital para criar relações e aumentar o grau de proximidade entre marca e público-alvo. Enquanto o mundo está ocupado alardeando a sua própria mensagem, levará vantagem quem for capaz de dar atenção genuína aos seus seguidores.

al-respond-tweet

Via Social Media Examiner


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *