Intel Core M Tecnologia

Intel lança o processador Intel Core M na IFA 2014



A Intel acaba de lançar o novo processador Intel Core M na IFA 2014, a feira global de eletrónica de consumo e Home Appliances que se realiza em Berlim. Este processador irá integrar dispositivos 2 em 1 de uma série de fabricantes, incluindo Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Toshiba. O novo processador da Intel, com arquitetura de apenas 14 nanômetros, representa o equilíbrio perfeito entre mobilidade e performance, tendo sido concebido para uma prestação otimizada em dispositivos finos, sem ventoinha e ultra-mobile. O processador Intel Core M fornece a tablets ultrafinos a performance de nível Intel Core e até o dobro do tempo de bateria quando comparado com os chips de 4ª geração da empresa.

“Estamos a apostar há já vários anos no colmate das necessidades dos consumidores finais e na transformação do mundo da computação móvel. O lançamento do Core M vem criar um marco nesta nossa viagem”, referiu Kirk Skaugen, Senior Vice-President e General Manager, Personal Computing da Intel Corporation. “O Core M é o primeiro produto desenhado para equipamentos 2 em 1 que promete um computador portátil ultrafino e um tablet com uma performance fora de série num único dispositivo”.

Kirk Skaugen com o processador Intel Core M

Performance mais Rápida e mais tempo de bateria

O Intel Core M permite uma performance de computação até 50% mais rápida e uma performance até 40% mais rápida na área do grafismo quando comparado com a 4ª geração de processadores Core. Os consumidores com PC’s mais antigos notarão uma prestação mais significativa. O Intel Core M possui uma performance de computação até duas vezes mais elevada e gráficos com qualidade até sete vezes superior quando comparados com computadores com 4 anos, por exemplo.

Em 2013, a Intel lançou a mais extensa melhoria de bateria na história da empresa, elevando o patamar no que toca ao ciclo de vida da bateria e às reduções do respetivo consumo. O processador Intel Core M suporta mais de oito horas de transmissão de vídeo; o que significa mais 20% (1,7 horas) de bateria face à geração anterior do processador Core 1 e o dobro da bateria de um PC com quatros anos.

Dispositivos 2 em 1 finos e sem ventoinha disponíveis no último trimestre de 2014

O invólucro do processador Intel Core M é 50% mais pequeno, e, com 4.5 watts, possui menos 60% de potência termal que a geração anterior. Isto permite aos OEM’s um design mais fino e sistemas sem ventoinha com 9mm – mais finos que uma bateria AAA e que os computadores portáteis mais finos da atualidade. Existem mais de 20 produtos com base no processador Core M em carteira. Os primeiros sistemas com base no processador Intel Core M chegarão às lojas no último trimestre de 2014.

Fabricantes como a Acer, ASUS, Dell, HP e Lenovo revelaram novos produtos com base no processador Core M com vários tamanhos, estilos e preços na IFA:

  • No último trimestre de 2014, a Acer alargará a sua popular série de notebooks 2 em 1 com o Aspire Switch 12, que possui um ecrã FHD de 12,5 polegadas e um teclado “kickstand” magnético de forma a permitir 5 modos diferentes;
  • A ASUS lançou o ASUS Zenbook UX305, um Ultrabook extremamente leve e fino com um ecrã QHD de 13 polegadas e o ASUS Transformer Book T300FA 2 em 1, que foram revelados no decorrer da apresentação da Intel. O Transformer Book T300FA é um 2 em 1 de alta performance; prevê-se que esteja à venda na Europa neste outono por 599,00€. Num futuro próximo, a ASUS planeia criar um equipamento ainda mais fino, com o ASUS Transformer T300 Chi;
  • A Dell anunciou o seu primeiro 2 em 1 comercial, o Latitude 13 7000 Series., que combinada um Ultrabook™ profissional extremamente leve e um tablet destacável num dispositivo único, poderoso e sem compromissos;
  • A HP alargou o seu portefolio ENVY (que já venceu alguns prémios) com a adição de dois novos PC’s destacáveis HP ENVY x2, disponíveis com 13,3 e 15,6 polegadas;
  • O novo Lenovo ThinkPad Helix, disponível em Outubro, é 12% mais leve e mede menos 15% que o seu predecessor, incluindo mais potência graças ao processador Intel® Core™ M.

A Intel deixou antever que também a Toshiba terá um produto com base no Core M, e referiu que a disponibilidade de equipamentos com base neste processador será alargada na primeira metade de 2015. De forma a expandir também escolhas de sistema e disponibilidade, a Intel referiu que está a trabalhar com vários ODM’s, incluindo a Wistrom*, que planeia um design com base no Core M inspirado no design de referência Intel “Llama Mountain. A Intel revelou em primeira mão este design de excelência sem ventoinha na Computex, em Taiwan, medindo o mesmo 7,2mm de espessura e pesando 670 gramas de peso.

 

Um Processador “livre de conflitos”; Funcionalidades adicionais:

O Intel Core M é um produto “livre de conflitos”, o que significa que não inclui minerais extraídos de zonas de conflito (estanho, tântalo, tungsténio e/ou ouro) que possam financiar ou beneficiar direta ou indiretamente grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) ou países circundantes.

O processador Intel Core M está disponível em várias versões: os processadores Intel Core M-5Y10/5Y10a de até 2.0GHz e o processador Intel Core M-5Y70 de até 2.6GHz. O Core M-5Y70 é o processador Core M com a performance mais elevada e está também disponível com a tecnologia profissional 2 em 1 Intel vPro, com funcionalidades de segurança built-in de forma ajudar a proteger os dados, a identidade dos seus utilizadores e o acesso à rede. 

As funcionalidades adicionais da plataforma Core M incluem suporte para áudio de alta qualidade, Intel® Wireless Display 5.0, produtos Intel 802.11ac de segunda geração, e evoluirá para suportar o docking em wireless com o WiGig da Intel. Para mais informações por favor consulte: www.intel.com


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *