Mastercard Zwipe impressão digital Notícias

Mastercard e Zwipe criam cartão que reconhece impressão digital



A Mastercard anunciou a sua última criação, o primeiro cartão multibanco que permite aos seus utilizadores utilizarem a sua impressão digital para realizar pagamentos, em vez da habitual utilização do código PIN. Depois de realizados os primeiros testes na Noruega, a Mastercad diz que os primeiros cartões deverão chegar ao Reino Unido em Outubro de 2015.

Actualmente, os utilizadores que possuem cartões contactless podem realizar compras de até 20 euros bastando para isso passar o seu cartão perto do terminal de pagamento. Esta tecnologia não dispensa no entanto a utilização do código PIN para compras superiores a este valor.

Os novos cartões Mastercard estão a ser desenvolvidos em conjunto com uma empresa Norueguesa – Zwipe – e vão permitir aos utilizadores colocarem o seu dedo num leitor de impressões digitais colocado no cartão e efectuar os pagamentos, sem limite, através dos terminais contactless.

102097933-zwipe-mastercard-fingerprint.1910x1000

Com esta nova tecnologia passa a ser possível estabelecer com segurança que é efectivamente o dono do cartão multibanco que está a efectuar a compra e por isso mesmo, não existe a necessidade de recorrer à inserção do código PIN mesmo em compras de valores superiores. Este cartão vai ser certamente uma mais valia para todos aqueles utilizadores que têm dificuldades em memorizar os seus códigos PIN (principalmente pessoas de idade mais avançada) e que muitas vezes, mesmo com todos os avisos dos bancos, continuam a transportar consigo o código PIN num cartão.

“Our belief is that we should be able to identify ourselves without having to use passwords or pins. Biometric authentication can help us achieve this – our challenge is to ensure the technology offers robust security, simplicity of use and convenience for the customer.”, disse Ajay Bhalla – Presidente das soluções de segurança da Mastercard.

A chegada destes cartões às várias instituições bancárias irá sempre depender da opinião destas, considerando as várias variantes que poderão influenciar a decisão – segurança, procura, durabilidade. Outro dos potenciais contras que este cartão poderá encontrar na sua aceitação, é o facto dos utilizadores necessitarem de se dirigir ao banco e realizar o registo da sua impressão digital de forma a activar o seu novo cartão.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *