ecologia e sustentabilidade Sustentabilidade

Dimension Data anuncia compromisso para reduzir a pegada de carbono


A Dimension Data, fornecedor de soluções e serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação, anunciou que vai usar tecnologia para reduzir a pegada de carbono dos seus clientes em 1,8 milhões de toneladas mais do que o Grupo em si produz, e evitar assim que cerca de 4 mil toneladas de desperdício electrónico cheguem aos aterros. Isto irá poupar aos clientes, até 2018, cerca de 2 mil milhões de dólares a nível energético e de viagens, reduzir a poluição e conservar recursos naturais.

“O princípio é simples”, explica Brett Dawson, CEO da Dimension Data.
“Queremos usar a tecnologia para minimizar a pegada de carbono ao mesmo tempo que asseguramos que estamos a minimizar a quantidade de desperdícios electrónicos que vão para os aterros. Acreditamos que os nossos novos objectivos vão ajudar os clientes não só a nível económico, mas também com os seus objectivos de sustentabilidade ambiental. Ao mesmo tempo, vai encorajar-nos a trabalhar em conjunto e a encontrar novas formas para usar a tecnologia na prevenção de mudanças climáticas perigosas.”

Ajudar os clientes a reduzir as emissões de carbono

Colin Curtis, Director of Sustainability da Dimension Data, aponta que a utilização de tecnologia para reduzir as emissões de carbono é uma questão prioritária. “A nossa pesquisa revela que um servidor empresarial que seja mudado para a cloud poupa normalmente cerca de 4000 kWh de energia todos os anos. As companhias que moverem os seus data centers para plataformas cloud otimizadas podem reduzir significativamente os seus custos energéticos e emissões de carbono.”

Outra das aproximações possíveis para reduzir as emissões de carbono é a utilização de tecnologias de comunicação visual. “Ao permitir aos colaboradores comunicarem face-a-face usando sistemas de videoconferência e salas de telepresença reduz o número de viagens necessárias. Um sistema de videoconferência irá poupar em média 20 mil quilómetros em viagens por ano.”

De acordo com a pesquisa da Dimension Data, um maior rácio na adopção de tecnologias envolventes de telepresença poderá poupar cerca de um milhão de quilómetros por ano.

Colin Curtis refere ainda que muitas empresas lutam para maximizar os benefícios potenciais dos seus equipamentos de videoconferência. Entre as razões mais comuns para esta dificuldade está a falta de suporte quando os problemas surgem, e a complexidade de agendar as conferências. “Usando a nossa tecnologia, demonstramos como melhorar a adopção de equipamentos de comunicação visual e, por seu turno, reduzir as despesas de viagem, ajudar na produtividade e ajudar a reduzir as emissões de carbono”.

Um compromisso com o ecossistema ambiental

Além das soluções de cloud computing e de comunicações visuais, a Dimension Data vai continuar a inovar com outros serviços e ajudar os clientes a reduzir de forma considerável as suas emissões de carbono. Entre as inovações, está a virtualização dos data centers, edifícios inteligentes e gestão de energia da rede.

“Em vez de reduzir o impacto ambiental das nossas operações, definimos como objectivo usarmos a tecnologia de forma mais progressiva para ajudar os nossos clientes com as suas estratégias de redução de emissões de carbono. Isto é uma parte do nosso compromisso para com o ecossistema ambiental e de boas práticas de sustentabilidade”, conclui Curtis.

Em 2013, a Dimension Data ficou posicionada como Líder no Green Quadrant® Sustainable Technology Services report da Verdantix por se dedicar à pratica da sustentabilidade, tendo um registo muito forte a este nível.  Em Janeiro deste ano, o Grupo anunciou que teve uma pontuação de 94 (em 100) da parte do Carbon Disclosure Project que avalia a estratégica para as mudanças climáticas das empresas.

A Dimension Data trabalhou de forma próxima com algumas das principais consultoras, como a Carbon Trust e a Carbon Smart, para definir os targets e as metodologias para a redução das emissões de carbono. A Cisco, líder mundial em networking, contribuiu de forma significativa para a metodologia para reduzir os desperdícios electrónicos nos aterros. A Cisco é membro do Circular Economy 100, uma plataforma global que tem como objectivo acelerar a transição para uma economia circular.

 

Sobre Dimension Data

Fundada em 1983, a Dimension Data plc é um fornecedor de soluções e serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação, que utiliza as suas competências em tecnologia, capacidade de entrega de serviço global e espírito empreendedor para acelerar as ambições de negócio dos seus clientes. A Dimension Data é membro do grupo NTT. www.dimensiondata.com


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *