Microsoft Project Spartan Windows 10 Sistemas Operativos

Projecto Spartan da Microsoft: A nova forma de navegar na internet



Durante o recente evento da Microsoft em Redmond a empresa apresentou o seu novo web browser a que deram o nome de “Project Spartan”, um browser que irá mudar a forma como navega na internet em todos os seus dispositivos Windows.

Joe Belfiore – Vice Presidente da Microsoft – foi o encarregado da apresentação e começou por falar sobre o novo sistema de renderização que permite realizar anotações em tempo real apenas utilizando o seu dedo directamente na janela do browser. Foi também dado destaque ao facto de que todas as selecções e notas criadas com esta funcionalidade iram ser armazenadas na cloud através do OneDrive, facilitando assim a partilha com outros colaboradores.

O Spartan tem também a funcionalidade de leitura, bastante similar à do Safari, que formata os artigos de forma a que se tornem muito mais fáceis de ler. Em adição a esta funcionalidade temos uma lista de leitura, que permite gravar artigos em modo de leitura que poderão depois ser acedidos em modo offline em qualquer outro dispositivo Windows que tenha também o Spartan.

Windows_Product_Family_9-30-Event-741x416

Cortana, o assistente pessoal introduzido também pela Microsoft, irá ser incorporado directamente no Spartan. O assistente irá surgir no browser sempre que seja conveniente para auxiliar o utilizador. Belfiore demonstrou esta funcionalidade através do auto-preenchimento da busca de informações sobre o voo da sua mulher, onde o Cortana utilizou informação proveniente de outras aplicações para completar a busca.

É de certo do conhecimento da larga maioria dos utilizadores que o Internet Explorer (IE), criado pela Microsoft, é já à mais de uma década o browser mais utilizado a nível mundial. No entanto, vários outros browsers têm surgido durante os último anos fazendo frente ao IE, tal como por exemplo o Google Chrome.

A apresentação de um novo browser por parte da Microsoft vem eliminar o enorme desafio que seria redesenhar toda a estrutura do IE para que pudesse funcionar de igual maneira em todas as plataformas em que o Windows está presente.

Não foi revelado pela Microsoft uma possível data de lançamento do Project Spartan, mas tendo em consideração que várias das outras novidades trazidas durante este evento serão lançadas até ao final deste ano, é bastante provável que também o novo browser seja lançado antes do final de 2015.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *