Grupo Vocal Olisipo Arte e Cultura

Grupo Vocal Olisipo – a magia do amor nas Valsas de Brahms – em Óbidos, no Santuário do Senhor da Pedra


A XX Semana Internacional de Piano de Óbidos, a decorrer entre 1 e 13 de Agosto, conta com a participação do Grupo Vocal Olisipo para o concerto de abertura, já no próximo sábado dia 1, pelas 21h00.

Serão interpretadas as valsas de amor – Liebeslieder Waltzes, op.52 e a Neue Liebeslieder Walzer, Op. 65 – uma selecção de canções de amor para vozes e piano. Especula-se que a motivação de Brahms para este trabalho partiu do amor não correspondido que nutria pela pianista Clara Schumann, casada com Robert Shumann, o que pode em medida explicar o que não precisa de ser explicado: a genialidade de Brahms.

Preparamo-nos assim para ouvir estas belas composições interpretadas pelo Grupo Vocal Olisipo, com a seguinte formação: Elsa Cortez, soprano; Lucinda Gerhardt, mezzo – soprano; Carlos Monteiro, tenor e Armando Possante, Barítono. Ao piano, apresentar-se-ão Luiza Gama Santos e Ilda Ortin.

O Grupo Vocal Olisipo foi fundado em 1988, tendo sido desde sempre dirigido por Armando Possante. O seu repertório é vasto e eclético, abrange obras do período medieval aos dias de hoje. Conta com vários prémios nomeadamente uma menção honrosa no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e o Primeiro Prémio nos concursos International May Choir Competition em Varna, Bulgária, Tampere Choir Festival na Finlândia, 36º Concorso Internazionale C.A.Seghizzi em Gorizia, Itália e 5º Concorso Internazionale di Riva del Garda em Itália, e vários prémios de interpretação. A nível internacional tem-se apresentado em concertos por toda a Europa. Participou como convidado especial na convenção anual da ABCD (Association of British Choral Directors) em Sunderland, Inglaterra, no Festival 500, em St. John’s no Canadá e em Singapura.

A noite sábado, em Óbidos, promete ser calorosa e mágica, celebra-se o amor através do piano e das vozes, pelo Grupo Vocal Olisipo, no ambiente místico que é o Santuário do Senhor da Pedra.

Para mais informações sobre o Grupo Vocal Olisipo visite o site ou a página oficial do Facebook


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *