Arte e Cultura

“As Mil e Uma Noites” – “O Inquieto” – de Miguel Gomes


Na quinta-feira, dia 27 de Agosto, estreia nas salas portuguesas “O Inquieto”, o primeiro dos três filmes que compõem “As Mil e Uma Noites”, do realizador Miguel Gomes.

Um filme que vem de onde nascem as histórias, “dos desejos e medos dos homens”, que “existem para nos ajudar a sobreviver”.

“As Mil e Uma Noites” é um filme de seis horas, repartido em três volumes. O segundo, “O Desolado”, tem estreia marcada em Portugal para o mês de Setembro, e em Outubro teremos “O Encantado”.

A produção de “O Som e a Fúria”, teve honras de estreia mundial, em Cannes, na Quinzena dos Realizadores. Foi apresentado em vários países e premiado internacionalmente, tendo sido considerado o Melhor Filme do Festival de Cinema de Sydney.

Segundo Miguel Gomes, é “uma combinação de ficção e retrato social, tapetes voadores e greves”. Não tem pretensões a ser uma adaptação dos populares contos árabes narrados pela rainha persa Xerazade.

Inspirado na realidade portuguesa de 2013-2014, conta-nos histórias feitas de austeridade, pobreza, desemprego, grandeza, inquietação, culpa, e desencanto.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *