mulher lendo notícias num tablet Segurança

Redes sociais são as novas bancas de jornal dos portugueses


Computador de um lado, smartphone de outro, tablet sempre a mão. Assim é a vida moderna, continuamente conectada! Inclusive, em uma pesquisa realizada pela Bareme Imprensa Crossmedia, foi constatado que os portugueses estão usando, cada vez mais, as redes sociais para ler notícias.

Mais de 50% dos cibernautas leram notícias em redes socais

Segundo a pesquisa, 1,4 milhões de portugueses leram notícias através de redes sociais nos primeiros 6 meses desse ano, o que representa 67,1% dos cibernautas da região continental. Esse público é formado maioritariamente por estudantes, que representam 83,7% dos leitores. A faixa etária predominante tem entre 15 e 24 anos (80,6%), seguida por pessoas com mais de 64 anos (36,4%).

student-reading-news

Hackers podem utilizar notícias falsas para enganar utilizadoress

Redes sociais, como Facebook e Twitter, entre outros, fazem com que o acesso a notícias seja mais rápido e dinâmico. No entanto, através desses meios, os utilizadores também podem ser alvos de  phishing e outros golpes online.

Geralmente os cibercriminosos criam noticias falsas, com títulos chamativos – como, por exemplo, a morte de uma figura pública ou um escândalo entre celebridades – para atrair suas vítimas. Uma vez que o usuário clica no link, para continuar lendo a notícia, ele é direcionado para outra página, onde um vírus é baixado.

Os cibercriminosos também gostam de usar vídeos para enganar suas vítimas. Nesse caso, um vídeo aparece na timeline do Facebook (provavelmente de um usuário que já caiu na farsa), ao clicar nele, outra página é aberta, informando que o conteúdo deve ser compartilhado antes de ser reproduzido, feito isso o usuário é redirecionado outra vez, dessa vez para uma página falsa do Facebook, que pede o nome de usuário e senha para acessar a rede, dessa forma os hackers têm acesso a conta do utilizador.

1,4 milhões de portugueses leram notícias através de redes sociais

Proteja seu computador e redes sociais

Ao navegar pelas redes sociais, tenha muito cuidado ao clicar nos links que aparecem pela timeline, especialmente quando as manchetes são escandalosas e partem de um utilizador ou fanpage desconhecido. Caso tenha curiosidade, prefira fazer uma pesquisa externa, em portais de notícias conhecidos.

Lembre-se também que a página de login das redes sociais possui HTTPS.

Precaução é sempre importante, mas a melhor maneira de proteger seu computador é fazendo o download de um bom antivírus. Os programas da Bitdefender, por exemplo, conta com um sistema de segurança especialmente desenvolvido para o uso seguro de redes sociais.

Imagens: Multimedia Bomb e Huffington Post


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *