Rede Europeia de Aviação vai pôr Wi-Fi no ar Notícias

Rede Europeia de Aviação vai pôr Wi-Fi no ar


A Deutch Telecom e a Inmarsat anunciaram a criação da Rede Europeia de Aviação que tem por objectivo disponibilizar Wi-fi de alta velocidade a bordo dos aviões que cruzem os céus da Europa. A joint-venture entre a telefónica alemã e a companhia de satélites britânica combinará a tecnologia LTE (4G) com a rede de satélites para possibilitar aos passageiros o conforto de continuarem conectados durante os voos na Europa.

A Lufthansa será a primeira companhia a testar a rede, já em 2017. Os seus aviões serão munidos com equipamento que pode conectar-se quer ao satélite de banda S e à rede de banda larga terrena de alta velocidade. Esses sistemas alternarão automaticamente entre os dois, garantindo que os passageiros recebem as velocidades Wi-Fi confiáveis. Fonte da Inmarsat citada pelo Engadget diz que vai ser “semelhante ao conforto de banda larga de alta velocidade em casa” -esteja o avião a sobrevoar terra ou água.

Os satélites multi-feixe dependem do espectro de banda S a 30MHz da Inmarsat (2 x 15MHz), que abrange todos os 28 estados membros da UE. A Deutsche Telekom, por outro lado, irá utilizar 300 sites LTE especialmente modificados, que vão até 80 quilômetros (as antenas normais cobrem cerca de 10 km) e pode lidar eficientemente com a velocidade de um avião viajando a 10.000 pés.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *