Dia Ocidental do Origami Arte e Cultura

Dia Ocidental do Origami: Vamos aprender a dobrar papel?


O Dia Ocidental do Origami comemora-se no próximo dia 23 de Outubro e a Fundação do Oriente, em Lisboa, não vai deixar essa folha de calendário intacta, tendo já começado a celebrar a famosa técnica de dobrar papel.

Os anos 60 do século passado foi quando o Ocidente descobriu esta técnica oriental e esse período vai estar em foco no workshop “Origami no Ocidente”.

O Museu do Oriente já realizou uma sessão sobre “Origami Arquitectónico”,combinando princípios de construção do origami e do kirigami – cortar o papel num determinado padrão de ripas ou secções que são dobradas para, mais tarde, serem levantadas em pop-up, fazendo a passagem à terceira dimensão.

Os temas mais desenvolvidos incluíram reproduções de elementos arquitectónicos, padrões geométricos, estruturas abstractas e objectos do dia-a-dia.

No próximo dia 23 o Workshop “ Origami no Ocidente” vai focar-se em experiências do período de maior divulgação desta técnica no Ocidente – nos anos 60 – impulsionado por Lillian Oppenheimer que fundou o Origami Center em Nova Iorque, contextualizando historicamente a chegada do Origami até nós, dando espaço à construção de modelos representativos.

Entre os modelos criados nesta fase de transição contam-se o “módulo sonobe” e a “toshie’s jewel”, que dão início ao Origami modular moderno e sobre os quais paira o mistério de qual terá surgido primeiro.

Workshop Origami no Ocidente: Os Anos 60
23 de Outubro
Horário: 15.00 às 17.00
Preço: € 20
Participantes: Mín. 7; Máx. 12
Público-alvo: Maiores de 16 anos
http://www.museudooriente.pt/


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *