mbway Notícias

MB Way para compras online em segurança: saiba tudo sobre a nova app


O MB Way foi hoje lançado oficialmente. A app para os principais sistemas operativos permite o pagamento de compras online em segurança, sem fornecer qualquer dado bancário ao fornecedor. Mas o MB Way vai mais longe e possibilita também transferências online apenas com recurso ao número de telefone ou email.

As compras online têm vindo a crescer exponencialmente, mas a segurança dos dados bancários é uma preocupação de todos. Agora, com o MB Way, existe uma solução simples e segura. O MB Way esteve em testes durante um ano e foi agora lançado para Android, iOS e Windows. A App permite fazer pagamentos ou transferências bancárias a partir do tablet ou smartphone, indicando apenas o número de telefone ou o email associado.

A primeira boa notícia é que a app é oficial, tendo sido lançada pela SIBS – responsável pela gestão da rede multibanco – e gratuita. A segunda boa notícia é que é muito fácil de usar. A terceira boa notícia é que são já 13 as instituições bancárias aderentes. Se tem conta na CGD, Millenium, BBVA, Barclays, BPI, Novo Banco, Banif, ou ainda no Activo Banco, Best Bank, Crédito Agrícola, Montepio, Popular ou Santander Totta pode começar já hoje a fazer compras online com o MB Way.

Ao fazer compras online ou efectuar transferências, o utilizador apenas tem de inserir o seu número de telefone ou email, recebendo de seguida uma notificação que deve ser confirmada utilizando o Pin MB Way.

Como funciona?

O MB Way permite fazer compras online ou transferências bancárias imediatas através do smartphone, podendo aderir-se através do home banking de qualquer uma destes instituições ou ainda pelo Multibanco. Através deste último, só tem de selecionar “MB WAY” no Multibanco (que aparece no 1º ecrã), inserir o seu número de telemóvel e definir o PIN MB WAY com seis dígitos. Irá utilizar este PIN para confirmar as transações na app MB WAY. Depois, baixa a app para o seu dispositivo e activá-la, inserindo o número de telefone e o pin que definiu anteriormente. Recebe um código de activação por SMS, insere-o na app e esta fica pronta a ser utilizada.

O MB Way é um serviço gratuito, mas as operações podem ter um custo. Para conhecer os eventuais montantes cobrados pelas instituições bancárias, deverá fazer a verificação com o seu banco.

A nova app pode ser instalada em mais do que um dispositivo com a mesma compra e nas configurações é possível introduzir mais do que um email ou número telefónico. As compras podem ser feitas a partir de qualquer parte do mundo, mas a app só funciona com as instituições bancárias aderentes e com um número de telefone de Portugal. Para aceder ao serviço e fazer transacções é necessário estar online, quer através de uma rede wi-fi ou de ligação de dados móveis, mas não é preciso que o dispositivo tenha inserido um cartão SIM.

Depois de feita a compra, receberá no seu smartphone ou tablet uma notificação que deverá ser confirmada no espaço de 10 minutos. Se a confirmação não for feita nesse período de tempo a transacção fica sem efeito e o processo deverá ser repetido. Aquando da adesão ao serviço, o limite máximo de compras permitido diariamente é de 50 euros, mas é possível alterar esse montante nas definições da app MB Way.

Já quanto às transferências bancária, a grande novidade desta app é que o dinheiro fica imediatamente disponível na conta para a qual é transferido. Este serviço ainda está em pré-lançamento e, consequentemente, ainda nem todas as instituições bancárias aderentes ao MB Way o disponibilizam. É claro que a pessoa para quem se faz a transferência tem também de ter a app instalada ou instalá-la no prazo de 24 hora. Quando alguém recebe uma transferência recebe uma notificação e deverá confirmar o movimento no prazo de 2 horas. Se não o fizer, a operação não se realiza.

As transferências bancárias imediatas têm limites diários e mensais, quer para a quantidade transferida quer para o número de transacções. Concretamente, a transferência bancária imediata está limitada a 750 euros por dia e 2500 euros recebidos e enviados por mês, bem como ao limite máximo de 20 transferências recebidas por mês. Se quem receber já tiver ultrapassado estes limites, a pessoa que envia o dinheiro será notificada de que a transacção foi recusada.

Até ao momento, aderiram ao MB Way as seguintes lojas online: Continente, Jumbo, Wook, Coisas, Bol, Imovirtual, Autosport TV, Blueticket, Mr. Papas, VTickets, Presentes.pt, Insânia, PPL e Rede Expressos.

Pode saber mais sobre o MB Way na página oficial.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *