Ciberamaeças em 2014 superam largamente as de 2013 Segurança

Phishing bancário ataca em Portugal: cuidado, o seu banco não lhe envia emails!


Clientes da Caixa Geral de Depósitos, Montepio e Novo Banco estão a ser alvo de ataques de phishing em larga escala esta semana. Muitos consumidores estão a receber pretensos emails destas três instituições bancárias para actualizarem os dados do cartão matriz. Atenção! Este é um ataque de piratas informáticos para tentar recolher as suas informações pessoais e bancárias.

O ataque não apenas é em larga escala como é sofisticado, com as pessoas a serem redirecionadas para sites falsos mas com um grafismo em tudo semelhante ao dos bancos. O email em causa tem como assunto “apoio ao cliente” e pedem para se fazer a confirmação e actualização do cartão matriz: “A actualização é simples e rápida. Basta iniciar a actualização e preencher correctamente os dados solicitados, a fim de que não haja incoerência dos mesmos”, lê-se no email falso.

Se receber um email deste teor o melhor mesmo é nem o abrir. Não tenha dúvidas, os bancos nunca enviam emails ou mensagens a pedir dados de conta. Qualquer mensagem que solicite este tipo de informação é falsa e deve ser imediatamente apagada. Quando uma instituição bancária pretende fazer confirmações ou alterações pedem-no aos seus clientes através do serviço de mensagens dentro do seu site de home banking e nunca, mas nunca!, por email ou outro tipo de contacto electrónico.

Os ataques de phishing não são novos mas têm vindo a ganhar uma cada vez maior sofisticação e o ataque agora em curso é disso exemplo. As páginas de destino são bem construídas e com um visual muito semelhante aos sites das instituições bancárias e o email é construído em bom português, ao contrário do que acontecia nos primórdios desta prática criminosa. Quererá isto dizer que o ataque é feito a partir de Portugal? Não necessariamente. Diferentes estudos afirmam que as máfias russas são as principais organizações criminosas a operar na net.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *