SALSA Jeans renova infraestrutura de rede local e wireless Notícias

SALSA Jeans renova infraestrutura de rede local e wireless com a Decunify


A Irmãos Vila Nova, S.A. (IVN), detentora da marca SALSA Jeans, selecionou a Decunify para realizar a renovação da infraestrutura de rede local e wireless.

O crescimento da SALSA Jeans, associado à evolução aplicacional, provocou um aumento de tráfego na rede local cuja infraestrutura, com mais de uma década de existência, já demonstrava sinais de incapacidade e quebras significativas no desempenho.

O aumento do número de utilizadores com necessidade de mobilidade dentro das instalações, o uso generalizado de smartphones e tablets fez aumentar de forma exponencial o número de utilizadores da rede wireless, provocando uma situação de quase incapacidade da infraestrutura.

De acordo com Rui Oliveira, Chief Information Officer Salsa Jeans, o fator decisivo para a escolha da Decunify esteve relacionado com “a qualidade da solução apresentada, com um dimensionamento adequado às necessidades da nossa organização, capacidade de crescimento e evolução futura. A Decunify soube interpretar corretamente as necessidades da SALSA e conceber uma solução adequada a essas necessidades, tanto em termos técnicos como financeiros”.

A Decunify teve como desafio fazer a atualização do equipamento existente para soluções atuais, com vista à proteção do investimento. Desenvolver a melhoria da largura de banda disponível para os utilizadores wired e wireless e, consequentemente, do índice de satisfação e perceção da qualidade da rede por parte dos utilizadores. Foi ainda responsável pela criação de mecanismos de redundância na interligação entre locais, permitindo assim garantir uma fiabilidade e disponibilidade dos serviços de rede próximos dos 100% e pela implementação faseada, permitindo minimizar a interrupção dos serviços e a disponibilidade da infraestrutura durante a sua evolução.

A solução implementada incluiu switches Cisco Catalyst 4500x no core da rede, switches Cisco Catalyst 2960x na distribuição /acesso. A componente wireless é assegurada por pontos de acesso Aironet das séries 1700 e 2700 com controlador virtual.

A evolução face à solução anterior foi muito significativa, quer em termos de desempenho quer em termos de resiliência. No que respeita à Rede Wireless (WLAN), a melhoria é ainda mais notória, uma vez que quase todos os laptops existentes já suportam a norma 802.11n quando a solução antiga apenas suportava 802.11b/g, permitindo taxas de transferência teórica perto do 1Gbps.

Esta melhoria permitiu que, no prazo de uma semana, vários utilizadores de rede abandonassem a sua ligação por cabo e optassem pela ligação WLAN, o que fez com que os utilizadores de rede sem fios da SALSA praticamente duplicasse, atingindo uma média de 250 utilizadores em simultâneo.

Bruno-Santos-DecunifyUm projeto de elevada importância para a Decunify, não só pela oportunidade de integrarmos tecnologias inovadoras de rede local e wireless mas também pelo facto da Salsa ser uma empresa de referência.
“Desde os primeiros contactos com a equipa de TI da Salsa que apostamos num levantamento e avaliação de necessidades exaustivo, que nos permitisse perceber detalhadamente as preocupações e dificuldades sentidas pelos utilizadores,” refere Bruno Santos, Regional Sales Manager da Decunify. “Esta aproximação permitiu-nos levar a cabo um trabalho interno de desenho de uma solução que tivesse em conta a melhor oferta do mercado do ponto de vista tecnológico e de retorno do investimento, mantendo, no entanto, o foco na perceção de melhoria de performance e disponibilidade da infraestrutura de rede quer para os utilizadores quer para a equipa de IT”, termina este responsável.

No final do projeto, foram novamente realizadas medições à performance da infraestrutura de rede, permitindo observar melhorias significativas face aos resultados iniciais, o que se veio a comprovar pelos comentários positivos dos utilizadores.

SOBRE A SALSA
A empresa Irmãos Vila Nova, S.A. (IVN) foi criada em 1987, em Ribeirão, Portugal, com a atividade de lavandaria e tinturaria para artigos têxteis. Em 1990, alargou a sua área de negócio com a implementação da confeção e, em 1994, criou a marca SALSA. No ano de 2002, o Grupo IVN inicia o processo de internacionalização. Atualmente, a SALSA está presente em mais de 250 pontos de venda.

SOBRE A DECUNIFY
A Decunify é uma empresa integradora de soluções de comunicações que, desde 2001, se dedica a ajudar os seus clientes a melhorarem o desempenho das suas empresas com soluções tecnologicamente pioneiras. Num mundo cada vez mais tecnológico, a nossa empresa assume a capacidade de engenharia e gestão de projetos, tendo uma filosofia de inovação e diferenciação em diferentes áreas: datacenters, cablagem, redes locais, redes wireless, comunicações unificadas, segurança e multimédia.

Via: Comunicado de imprensa


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *