NEC desenvolve tecnologia de Inteligência Artificial que permite tomar decisões utilizando Big Data Tecnologia

NEC desenvolve tecnologia de Inteligência Artificial que permite tomar decisões utilizando Big Data


A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento da tecnologia Predictive Robust Optimization Framework, que permite ao software que a implemente a tomada de decisões e a realização de planos com base em previsões. Este desenvolvimento é uma parte integrante da sua tecnologia de inteligência artificial (AI) para o avanço da análise de Grandes Dados (Big Data).

Com a popularização da Internet das Coisas (IoT), tem vindo a crescer rapidamente a procura por análises e previsões que utilizem Grandes Dados recolhidos em ambientes do dia-a-dia. Em 2012, a NEC desenvolveu uma “tecnologia de aprendizagem de mistura heterogénea”, que realiza previsões de alta precisão e grande escala, de uma forma automática; tais como previsões de procura e oferta de energia, água ou recursos alimentares. Esta tecnologia tem contribuído para aumentar o uso eficiente dos recursos, prever a oferta e a procura dos stocks em armazém, ajudando a simplificar a gestão logística, a prever a procura por vários produtos, e a promover a sofisticação da gestão da loja de retalho.

“A tecnologia Predictive Robust Optimization Framework da NEC toma decisões avançadas que convencionalmente seriam levadas a cabo por seres humanos, tais como a criação de estratégias e planos, através de um software que utiliza previsões criadas pela tecnologia de aprendizagem de mistura heterogénea da NEC”, afirmou Akio Yamada, General Manager, dos Knowledge Discovery Research Laboratories, da NEC Corporation.

Quando aplicada ao planeamento de distribuição de água baseado em previsões da procura de água, a nova tecnologia foi bem-sucedida na criação de um plano de distribuição com elevada precisão, conseguindo uma redução de 20% no consumo de energia necessária para purificar e distribuir a água.

Além disso, quando a tecnologia foi aplicada à definição de preços de produtos com base nas previsões da sua procura, conseguiu definir uma estratégia de preços que pode melhorar em 11% as vendas de loja; uma estratégia que esta tecnologia produziu de forma automática e em menos de um segundo.

A NEC planeia disponibilizar esta tecnologia comercialmente durante o ano fiscal de 2015.

As principais características desta tecnologia são as seguintes:

  1. A nova tecnologia produz planos altamente eficientes e de baixo risco no que aos erros de previsão diz respeito.
    Ao analisar os padrões de erros típicos de previsão usando os algoritmos originais da NEC, e fundindo os resultados desta análise com a tecnologia de otimização matemática, a tecnologia Predictive Robust Optimization Framework da NEC realiza otimizações em função das possíveis incorreções nas previsões. Desta forma, o software calcula e faz planos que consistentemente produzem resultados altamente eficazes, e para os quais o risco de perda ou dano decorrente de erros de previsão é baixo.
  2. A tecnologia Predictive Robust Optimization Framework produz planos otimizados com uma extrema rapidez, considerando as interdependências de uma grande quantidade de fórmulas preditivas.
    Através da utilização dos algoritmos de otimização de combinações originais da NEC, a tecnologia é capaz de pesquisar eficientemente um grande volume de combinações, considerando em simultâneo as relações entre numerosas fórmulas preditivas, bem como calcular estratégias e planos ótimos de uma forma extremamente rápida.

Créditos da imagem de destaque: Página oficial da NEC no Facebook


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *