iphone6plusand640xl Mobile

Novo teste de resistência: Lumia 640 é quase tão resistente quanto o iPhone 6S


O crescimento da oferta e popularidade de smartphones menos dispendiosos levou a SquareTrade, empresa norte-americana líder mundial em planos de proteção de equipamentos tecnológicos, a testar quatro modelos de categoria mais econômica, analisando o seu comportamento comparativamente ao iPhone 6S da Apple. Os testes ajudam a empresa a avaliar o quão frágil é um dispositivo e também a definir o preço dos seguros.

Os quatro modelos testados – Microsoft Lumia 640, Moto X Pure Edition, Sony Xperia E4 e o Huawei P8lite – foram sujeitos a inúmeros testes de resistência: manuseabilidade, peso, resistência à água, quedas laterais e frontais e testes de dobragem.

Os resultados revelam que o modelo Moto X Pure Edition, o maior e mais dispendioso desta categoria, é o que apresenta menor durabilidade e o telefone mais quebrável que a SquareTrade testou nos últimos anos. O modelo Lumia 640, um dos mais baratos já testados, é o que apresenta o maior grau de durabilidade, quase tanto quanto o iPhone 6S, custando metade do preço aos consumidores.

Para alguns modelos, a água continua a ser o seu pior inimigo: com os telefones a mostrarem-se cada vez mais resistente à imersão em água, a SquareTrade aumentou o seu tempo de teste de 10 segundos para 10 minutos. Enquanto que o Xperia E4 e o Lumia 640 ultrapassaram o teste de forma praticamente intocável, o P8lite ‘afogou-se’ de imediato, perdendo o som assim que entrou em contacto com a água.

Apesar de ter desenvolvido um modelo à prova de estilhaços no início o ano (o Droid Turbo 2), a Motorola não equipou o seu Moto X Pure Edition da mesma forma, já que este mostrou uma fraca resistência a quedas laterais e frontais, tendo partido ao primeiro impacto. O iPhone 6S mantém-se na liderança do teste de dobragem: nenhum dos modelos testados chegou perto dos cerca de 77 kgs de pressão a que o iPhone 6S dobrou. O Lumia 640 foi, ainda assim, o mais resistente, dobrando apenas aos 60 kgs. O P8lite dobrou de imediato aos 27 kgs de pressão.

Testes de Resistência PT_infografia

Quanto maior a pontuação mais frágil é o aparelho.

Para Jessica Hoffman, vice-presidente de comunicações globais da SquareTrade, “os resultados dos nossos testes são boas notícias para os consumidores que procuram um dispositivo em que possam confiar, embora tenham constrangimentos de orçamento. Preço e durabilidade não caminham necessariamente lado a lado. Continuamos a acreditar que, no que diz respeito a durabilidade, o iPhone 6S continua a ser o grande vencedor, apesar de alguns dos modelos mais econômicos testados marcarem pontos nesta corrida.”

E aí, qual dos aparelhos acima é o seu preferido?


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *