Ericsson com três soluções IoT para casas e cidades inteligentes Notícias

Ericsson com 3 soluções IoT para casas e cidades inteligentes


A Ericsson apresentou recentemente três novas soluções para equipar os prestadores de serviços de comunicação e as empresas de utilities para que possam responder aos requisitos e aos serviços no mercado da Internet das Coisas (IoT) em grande expansão. Estas novas soluções reforçam a posição única da Ericsson com ofertas ponta-a-ponta.

A IoT está a afirmar-se rapidamente como um agente de transformação muito relevante, já que junta os mundos físico e digital. De acordo com o mais recente Ericsson Mobility Report, espera-se que existam 28 mil milhões de equipamentos conectados até 2021, mais de metade dos quais através de ligações M2M e IoT.

Vários estudos identificaram o potencial e o valor da IoT para a sociedade. São as cidades inteligentes e as casas conectadas – que incluem os equipamentos dos consumidores – que representam grande parte desse valor. A Ericsson lança três soluções para a IoT com o objetivo de impulsionar as inovações na indústria para casas conectadas e cidades inteligentes:

  1. Smart Metering as a Service
  2. User & IoT Data Analytics
  3. Networks Software 17A Diversifying Cellular for Massive IoT

Solução 1: Smart Metering as a Service

As TIC são cada vez mais críticas para as empresas de utilities, numa altura em que estas procuram melhorar a eficiência operacional e descobrir formas de inovar e melhorar a experiência do consumidor. O Smart Metering as a Service (Medição Inteligente como Serviço) permite o outsourcing de processos de negócio ponta-a-ponta baseando-se na experiência da Ericsson, que é responsável por mais de 42 milhões de contadores inteligentes em todo o mundo. Entre os benefícios de Smart Metering as a Service estão o time-to-market reduzido, as capacidades superiores de gestão e de operações com contadores inteligentes, assim como a poupança de custos significativa. Em suma, as empresas de utilities beneficiam de um custo total de propriedade mais reduzido e de menor complexidade já que a Ericsson assume o papel de ponto único de contacto com os prestadores de serviços de TI, os operadores de telecomunicações e as empresas de serviços de campo, além de uma melhoria na qualidade de serviço.

Para os consumidores, a medição inteligente e uma rede conectada inteligente permite serviços mais fiáveis, uma faturação mais precisa e a capacidade de controlar a despesa – graças à disponibilização atempada de dados referentes ao consumo. Além disso, suporta ainda serviços avançados de segurança através da automatização de iluminação, aquecimento e refrigeração – identificados pelo mais recente relatório Ericsson ConsumerLab como áreas de elevado interesse para os consumidores.

O Smart Metering as a Service vai estar disponível comercialmente no segundo trimestre de 2016.

Solução 2: User & IoT Data Analytics

O crescimento exponencial no número de dispositivos conectados, tanto de consumidores como de diferentes indústrias, confere aos operadores de telecomunicações a oportunidade de potenciar o valor da informação do utilizador e da IoT nas bases de dados das suas redes.

A solução User & IoT Data Analytics (Analítica de Dados do Utilizador e da Internet das Coisas) da Ericsson possibilita esta capacidade aos operadores ao facultar um motor de analítica em tempo real embutido na base de dados de subscritores.

Esta solução expande a solução User Data Consolidation (UDC) da empresa, e funciona em bases de dados de equipamentos celulares e não celulares. Pode ainda recolher dados de bases de dados de redes de outros fabricantes e agregar essa informação na análise. Podem ser incluídos dados de fonte externas e, graças à utilização de exposição segura, são também possíveis perspetivas e aplicações de IoT transversais a várias indústrias.

Como resultado, os operadores podem melhorar a eficiência operacional interna e expandirem o negócio junto dos consumidores e de indústrias. Paralelamente, têm a capacidade de expandirem os seus papéis no ecossistema de IoT para deixarem de ser simples prestadores de conectividade e conseguirem alcançar um novo patamar na cadeia de valor.

A solução User & IoT Data Analytics da Ericsson vai estar disponível comercialmente no fim do segundo trimestre de 2016.

Solução 3: Networks Software 17A diversifica a tecnologia móvel para implementação massiva de IoT

Em setembro de 2015, a Ericsson anunciou uma suite de atualizações de software para acelerar a adoção da IoT, eliminando os pontos de estrangulamento que impediam o acesso ao mercado global. Para responder aos novos desafios inerentes ao suporte dos vastos números de equipamentos IoT com um abrangente conjunto de casos de uso e requisitos, a Ericsson apresenta o Networks Software 17A for Massive IoT, que suporta milhões de ligações de dispositivos IoT por célula. Estas atualizações exclusivamente de software implementam a mais recente categoria de equipamentos para conexões LTE, NarrowbandIoT (NB-IoT), à infraestrutura de rede existente, para conectividade móvel segura fácil de implementar e fiável e com um reduzido custo total de propriedade.

A NB-IoT é adequada a aplicações IoT como a medição ou monitorização através de sensores e tem uma capacidade de escala flexível para suportar milhões de ligações em cada célula. Além disso, reduz os custos nos módulos em 90 por cento e oferece uma melhoria de cobertura até sete vezes superior. Combinada com as melhorias no que respeita a poupança energética, garante um tempo de vida da bateria de mais de 10 anos mantendo o acesso de downlink.

Estas melhorias complementam as funcionalidades disponibilizadas em versões anteriores para responderem à ampla diversidade de requisitos de IoT enquanto fazem o melhor uso possível da abrangência global das redes existentes. As atualizações para redes LTE e GSM oferecem uma plataforma ideal para o crescimento de IoT.

O Ericsson Networks Software 17A for Massive IoT vai estar disponível comercialmente no último trimestre de 2016. Assim, a Ericsson vai disponibilizar a primeira solução da indústria de low-power, wide-area (LPWA) ainda este ano.


1 comentário em Ericsson com 3 soluções IoT para casas e cidades inteligentes

  1. Pingback: Internet das Coisas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *