tecnologia XG-FAST pode aumentar as velocidades das redes de cobre Tecnologia

Nokia e Deutsche Telekom revelam como a tecnologia XG-FAST pode aumentar as velocidades das redes de cobre


A Nokia concluiu testes de laboratório com a Deutsche Telekom para demonstrar a forma como a XG-FAST, uma nova tecnologia de acesso fixo de banda ultra larga, pode ser usada por prestadores de serviço para responder às crescentes necessidades de serviços de Internet de alta-qualidade disponibilizados em redes de cobre. O teste foi realizado no fim de 2015 pela Alcatel-Lucent, empresa subsidiária da Nokia.

A XG-FAST é uma extensão desenvolvida pelos Bell Labs da tecnologia G.fast da Nokia, que está disponível comercialmente. O teste foi conduzido no laboratório de infraestruturas de cobre da
Deutsche Telekom em Darmstadt, na Alemanha, e revelou velocidades de processamento de dados de mais de 10 gigabits-por-segundo (Gbps), aproximadamente 200 vezes mais rápido que as velocidades médias das atuais ligações de banda larga em serviços residenciais. No que respeita à disponibilização de velocidades semelhantes a fibra, a tecnologia baseada em cobre poderia permitir o download de um filme em HD de duas horas em menos de 10 segundos, ou o upload de 1.000 fotografias em menos de dois segundos.

A rede da Deutsche Telekom – que usa VDSL2 Vectoring assim como tecnologia fiber-to-the-home (FTTH) – oferece neste momento aos seus clientes velocidades de acesso de até 100 megabits-por-segundo (Mbps). Ao permitir que a Deutsche Telekom faça uma utilização eficiente da sua rede de cobre, a inovadora tecnologia XG-FAST poderia ainda permitir que ela cumpra os objetivos alemães no que respeita à cobertura nacional com banda larga, disponibilizando maior largura de banda a um mais elevado número de utilizadores.

Federico Guillén, Presidente de Fixed Networks, Nokia, disse: “Como líder global em acessos a banda larga de rede fixa, oferecemos aos operadores um acesso fixo a banda ultra larga para implementar serviços de alta qualidade mais rapidamente e com uma excelente relação custo/eficiência. O teste XG-FAST com a Deutsche Telekom representa um marco importante nos nossos esforços de aproveitar o potencial do sobre para disponibilizar velocidades ultrarrápidas, garantindo ainda que a fibra chega mais perto dos clientes residenciais e empresariais”.

Bruno Jacobfeuerborn, CTO da Deutsche Telekom, explicou: “Ao trabalharmos nesta demonstração, podemos ver as possibilidades futuras da XG-FAST e a forma como consegue maximizar os ativos existentes. Temos assim acesso a um nova opção tecnológica que nos permitirá oferecer ligações de alta velocidade aos nossos clientes de forma rápida e com uma boa relação custo/eficiência, e ao mesmo tempo mover a nossa infraestrutura para mais perto dos nossos clientes”.

 

Destaques:

  • Tecnologias como a G.fast e XG-FAST usam a última secção de redes de cobre para disponibilizarem velocidades semelhantes às de fibra em casas ou escritórios. A XG-FAST está a dar os primeiros passos no que respeita a testes de laboratório, mas excedeu as expectativas nos testes junto de vários clientes.
  • O teste XG-FAST com a Deutsche Telekom demonstrou uma largura de banda agregada de mais de 11Gbps em dois pares de cabos de Categoria 6 de 50 metros de comprimento. Testes semelhantes com cabos drop standard ilustraram a flexibilidade da XG-FAST para aplicações em fiber-to-the-front door, alcançando taxas agregadas que excedem 8Gbps em 50m.  Todos os testes foram realizados usando equipamento protótipo da Bell Labs e em condições de laboratório.
  • A XG-FAST consegue ainda garantir serviços simétricos de 1Gbps em distâncias de 70m, permitindo que os operadores disponibilizem velocidades semelhantes a fibra dentro de edifícios usando linhas de telefone, eliminando a necessidade de instalar novos cabos. Assim, é possível fazer instalações mais rapidamente e assegurar menor complexidade ao utilizador final.
  • O portefólio de acesso fixo a banda ultra larga da Nokia oferece aos prestadores de serviço uma abrangente mistura de tecnologias de acesso de fibra e de cobre para responder às necessidades de qualquer implementação.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *