wi fi gratuito índia Notícias

1,5 milhões de indianos já usam o wi-fi gratuito da Google


No início do ano, a Google lançou aquele que foi apelidado como o maior programa de wi-fi público no mundo. O objetivo é levar wi-fi gratuito a 400 estações de caminhos-de-ferro na Índia. Cinco meses depois, 1,5 milhões de pessoas já se conectaram ao serviço.

Quando o programa estiver completamente implementado, haverá 400 estações de comboio na Índia com ligações wi-fi gratuitas, mas para já o projeto do gigante tecnológico ainda só chegou a 19. Contudo, pode já dizer-se que é um sucesso.

1,5 milhões de pessoas já se conectou à rede gratuita da Google nas estações e passa muito mais tempo ligada do que se acedesse através de uma ligação de dados. O objetivo da Google é levar ligações à internet com qualidade a toda a Índia. O país é o segundo do mundo com mais pessoas ligadas à internet – qualquer coisa como 402 milhões – mas a qualidade de banda é muito pobre, atingindo na maioria dos locais apenas 2,8 Mb por segundo, a mais baixa velocidade de toda a região Ásia-Pacífico.

Como os caminhos-de-ferro são o principal meio de transporte do país, a aposta da Google faz todo o sentido. Quando a primeira etapa do projeto estiver concluído, 100 estações estarão ligadas a uma rede wi-fi pública, permitindo atingir um universo de 10 milhões de pessoas.

A empresa afirma em comunicado que “a maioria da Índia continua a aceder à Internet numa rede de banda estreita, o que limita a sua experiência de Internet para as atividades básicas”. “Acesso fácil e barato à rede de banda larga continua a ser um desafio na Índia e está estrangulando o impacto económico que a Internet pode ter no país.”

Via Mashable