Apenas uma em cada dez casas à venda em Portugal dispõe de ar condicionado Notícias

Poucas casas à venda têm ar condicionado


Os termómetros estão invulgarmente altos, mas as casas continuam a não estar preparadas para tão grandes temperaturas. Um estudo do idealista revela que apenas 10 por cento das casas à venda estão equipadas com ar condicionado.

Apesar de estarmos imersos numa onda de calor que está a levar os termómetros a registos historicamente altos em Portugal, apenas 9,4% das casas que se encontram à venda têm sistema de ar condicionado, segundo um estudo publicado pelo idealista.

Distritos

ar-condicionado-distrito-venda-arrendamentoNo distrito de Faro, 18,5% das casas que estão à venda contam com ar condicionado. Seguido pelos distritos de Setúbal, onde 14,4% da habitação disponível possuí este sistema de arrefecimento, Lisboa (12,5%), Portalegre (11,7%) e Santarém (9,5%). No Porto apenas 4,4% dos imóveis à venda têm ar condicionado.

No lado oposto da tabela, encontramos os distritos mais a norte e centro do país, que são por norma zonas mais frescas, mas no verão também têm tendência a sofrer de ondas de calor. No distrito da Guarda, apenas 2% das casas possui equipamentos de ar condicionado, seguido por Leira (2,6%), Coimbra (3%) e Vila Real (4,1%).

Arrendamento climatizado

No mercado do arrendamento, 7,7% das casas em Portugal dispõem de ar condicionado. O distrito de Faro marca o teto do número de casas climatizadas para arrendar: 22,5% contam com estes aparelhos. Seguem-se Lisboa (13%), Viana do Castelo (9,6%), Setúbal (9,4%) e Guarda (9,1%). No Porto, a percentagem é de 2,7%.

De referir que em Vila Real e Bragança não existem casas para arrendar com ar condicionado e que em Leiria apenas 1,5% das casas estão climatizadas.

O distrito de Faro é onde existe mais habitação disponível com ar condicionado, tanto para venda como para arrendamento.

Fonte: https://www.idealista.pt/