Estrela de Game of Thrones, Nikolaj Coster-Waldau, apela para as alterações climáticas da Gronelândia Sustentabilidade

Estrela de Game of Thrones, Nikolaj Coster-Waldau, apela para as alterações climáticas da Gronelândia


Nikolaj Coster-Waldau, estrela da série norte americana “Guerra dos Tronos” e recém-nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas colaborou com a equipa do Google Maps com o objectivo de demonstrar o impacto das alterações climáticas na Gronelândia, local de eleição do actor dinamarquês.

Post de Nikolaj Coster-Waldau

Ano após ano temos vindo a assistir a um recorde de temperaturas elevadas no nosso planeta devido ao aquecimento global. E, a Gronelândia, que considero a minha segunda casa, está a alterar-se mais rapidamente do que qualquer outro lugar na Terra. Os efeitos das alterações climáticas são, infelizmente, fáceis de reconhecer: degelo e deslocamento de glaciares, locais anteriormente cobertos por gelo são agora terras nuas.

Peço-lhe breves segundos para assistir ao vídeo com algumas imagens da Gronelândia e com o testemunho de Nikolaj.

Perto do final do ano passado, acompanhei a equipa do Google Maps numa grande aventura para recolher imagens da Gronelânida para o Street View. Estatísticas, relatórios científicos e gráficos, podem ser surpreendentes, mas espero que ver as imagens panorâmicas da Gronelândia no seu smartphone o faça apaixonar-se por este local, da mesma forma que eu. A menos que consigamos alterar estas tendências climáticas, a próxima vez que trouxermos o trekker à Gronelândia, a paisagem poderá já estar diferente ou mesmo irreconhecível face ao que estamos a ver hoje.

Nikolaj Coster-Waldau

A nossa primeira paragem foi em Igaliku onde habitam 27 pessoas. Trata-se de uma das aldeias da Gronelândia mais idílicas onde as casas apresentam cores vivas e onde as colinas são paragem obrigatória para rebanhos de ovelhas. À medida que a paisagem tem vindo a ser alterada, também a economia local. Juntamente com novas oportunidades de mineração de metais preciosos, que antes eram inacessíveis, as alterações nos padrões de congelação e degelo dos glaciares criaram disrupções sérias a actividades locais como a pesca e a caça – que sustentaram a população Inuit durante séculos.

ilha de Uunartog com paisagens fantásticas de icebergs e de montanhas altas com os seus picos cobertos de neve

A Gronelândia também é conhecida pelas suas fontes termais, sendo as da remota ilha de Uunartog um dos meus destinos de eleição com paisagens fantásticas de icebergs e de montanhas altas com os seus picos cobertos de neve.

A nossa última paragem é o imponente e majestoso glaciar Qoorog Fjord. A Gronelândia é a segunda maior massa de gelo do mundo e está a derreter cada vez mais depressa – 300 mil milhões de toneladas de gelo são despejadas no oceano a cada ano prejudicando importantes ecossistemas costeiros, os abastecimentos de alimentos e de água, além de ser uma contribuição importante para o aumento do nível da água do mar.

A Gronelândia é a segunda maior massa de gelo do mundo

Temos a responsabilidade de proteger este belo planeta em que vivemos, e eu estou a começar a fazê-lo à minha porta. Mas, todos os locais e todos nós somos vulneráveis aos efeitos do aquecimento global do nosso planeta. Vamos unir-nos e fazer algo pelo planeta, por exemplo, conhecer melhor sobre os esforços globais de combate às alterações climáticas e descobrir formas de agir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *