5 Erros comuns que acabam com a bateria do smartphone Mobile

5 Erros comuns que acabam com a bateria do smartphone


Baterias duradouras são o sonho de qualquer pessoa que utiliza o smartphone com frequência. Com tantas funções diferentes em um só lugar, o aparelho se tornou indispensável no dia a dia de muitas pessoas, seja para trocar mensagens, acessar as redes sociais, responder e-mails, ouvir músicas, tirar fotos, entre outras finalidades.

Mas com tantas atividades, não há bateria que aguente. Muitas vezes o aparelho sequer aguenta um dia inteiro e, para ajudar, alguns hábitos comuns são vilões e podem prejudicar ainda mais a vida útil do produto. Pensando nisso, separamos 5 erros frequentes que acabam com a bateria do smartphone. Confira!

1. Temperaturas Extremas

A temperatura elevada é a principal vilã da bateria do smartphone. Por isso, evite deixar o aparelho exposto ao sol ou em lugares muito quentes. Isso pode danificar não apenas a bateria, mas também outros componentes do celular.

O frio extremo também é prejudicial. Então, proteja o smartphone quando estiver em locais com temperatura abaixo de 0ºC.

2. Carregar o Smartphone no Computador

Carregar smartphone no computador

Além de demorar mais, carregar o smartphone no computador pode danificar a bateria. Isso porque na entrada USB, a energia varia muito, podendo causar o superaquecimento do aparelho e como você já sabe, as temperaturas altas acabam com a bateria. Por isso, prefira carregar diretamente na tomada!

3. Usar o Smartphone Enquanto Carrega

Usar o celular / telemóvel enquanto carrega também pode superaquecer o aparelho, podendo causar danos permanentes à bateria, além de demorar mais para carregar.

4. Descarregar Completamente ou Deixar o Smartphone Carregando por Longos Períodos

Carregar smartphone sem bateria

Você possui o hábito de carregar o smartphone enquanto dorme? Está na hora de repensar esta prática. As baterias de lítio, presente na maior parte dos celulares / telemóveis atuais, não gostam de extremos de energia, preferindo cargas parciais.

Ou seja, carregar demais o aparelho ou deixar a bateria acabar completamente, pode diminuir a sua vida útil. O recomendado é que o carregamento seja efetuado quando a bateria estiver entre 20% e 80%.

5. Não Usar o Carregador Original do Aparelho

O carregador possui especificações técnicas de cada smartphone, para que funcione de forma correta e segura. Usar um carregador falso ou que não seja apropriado para o seu aparelho pode superaquecer o celular, soltar faíscas ou até causar um incêndio. E nem precisamos comentar o que isso tem a ver com a bateria, não é mesmo?

Outra dica importante é utilizar, por exemplo, um antivírus para Android grátis, evitando que aplicativos maliciosos sejam instalados e executados no aparelho. Afinal, os malwares além de atrapalharem o desempenho e até acessar dados pessoais, podem roubar a bateria do smartphone para o seu funcionamento.

Sabe de algum outro erro que pode prejudicar a bateria do smartphone? Escreva nos comentários!

Veja também: Dicas Simples para Aumentar a Vida Útil da Bateria dos Smartphones


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *