TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nokia lança nova marca HERE integrando serviços avançados de localização e mapas

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
13/11/2012 - Atualizado a 06/03/2021
Em Apps, Nokia, Notícias

A Nokia apresentou hoje a marca HERE, que permitirá a disponibilização, através da cloud, dos melhores mapas e experiências de navegação, aos utilizadores de uma multiplicidade de dispositivos e sistemas operativos. Com este lançamento, a Nokia pretende inspirar uma nova geração de serviços e dispositivos de localização, que tornarão as experiências móveis mais pessoais e importantes para os utilizadores em todo o mundo.

 “As pessoas procuram mapas espetaculares e com o HERE iremos integrar todos os serviços de localização da Nokia, de uma forma que permitirá melhorar substancialmente o modo como os utilizadores exploram, descobrem e partilham o seu mundo”, explicou Stephen Elop, Presidente e CEO da Nokia. “Além disso, com o HERE podemos estender o nosso conhecimento especializado e a nossa experiência de 20 anos na área da localização a novos dispositivos e sistemas operativos, inclusivamente para lá do universo Nokia. Consequentemente, mais pessoas irão tirar partido do nosso aclamado serviço de localização e mapas”.

 Localização para além do universo Nokia

Com o objetivo de expandir, ainda mais, os seus serviços de localização, a Nokia vai lançar, sob a marca HERE, uma aplicação de mapas para a plataforma iOS. Baseada em HTML5, incluirá funcionalidades offline, navegação pedestre guiada por voz e indicações sobre transportes públicos. Esta aplicação estará disponível para download gratuito na App Store da Apple dentro das próximas semanas.

A Nokia anunciou, entretanto, uma parceria estratégica com a Mozilla, com o intuito de disponibilizar experiências de localização através do Firefox OS. Desta forma, será disponibilizada, no decurso do próximo ano, uma versão Web móvel dos mapas HERE para os utilizadores do Firefox OS. As duas empresas estão a colaborar no sentido de proporcionar a melhor experiência de mapas para o Firefox OS.

“A Mozilla é uma empresa líder na tecnologia HTML5, que utiliza a Web como plataforma para o desenvolvimento de aplicações apelativas, sendo que a localização é uma componente importante dessa plataforma”, afirmou Jay Sullivan, vice-presidente da área de Produtos da Mozilla. “Estamos muito entusiasmados por colaborar com a Nokia, pois a combinação do Firefox OS com a plataforma de localização HERE proporcionará novas e enriquecedoras ferramentas aos developers de aplicações móveis, que poderão, por seu turno, disponibilizar experiências fantásticas aos utilizadores”.

A Nokia mostrou, ainda, uma aplicação baseada no sistema operativo Android e anunciou a disponibilização do HERE SDK para OEMs Android a partir do início de 2013. Este passo permitirá, aos parceiros, a criação de aplicações baseadas em localização para Android, integrando os conteúdos de mapas da Nokia.

 Inovação na produção de mapas

Com o propósito de aperfeiçoar as capacidades 3D do HERE, a Nokia anunciou a aquisição da empresa earthmine – baseada em Berkeley, Califórnia – cujas tecnologias de captura e processamento de realidade aumentada serão integradas no processo de criação de mapas do HERE. A Nokia estima que esta aquisição esteja concluída no final de 2012.

“A produção de mapas consiste numa tarefa complexa e a localização está a revolucionar a forma como usamos a tecnologia para interagir com o mundo real”, explicou Michael Halbherr, vice-presidente executivo da área de Location & Commerce e responsável pela marca HERE. “Por isso, temos investido e continuaremos a fazê-lo no sentido de criar a mais poderosa oferta de serviços de localização do mundo, sem paralelo com a oferta atualmente existente no mercado”.

 LiveSight: interação perfeita com o mundo real

A Nokia lançou, igualmente, a tecnologia LiveSight, que, recorrendo a um mapa 3D de alta precisão, disponibiliza a mais precisa e intuitiva experiência de realidade aumentada, utilizando a câmara e o ecrã dos smartphones para tornar mais fácil a descoberta de todos os pontos de interesse em redor do utilizador. A aplicação Nokia City Lens, desenvolvida para smartphones Nokia Lumia, é a primeira a proporcionar uma experiência de realidade aumentada recorrendo à tecnologia LiveSight.

 “A Nokia tomou a decisão correta ao lançar uma nova marca para o mercado de localização e mapas, pois os seus recursos nesta área são dos melhores à escala mundial. Acreditamos que o mapeamento e os serviços de localização serão cada vez mais importantes para o desenvolvimento de dispositivos e serviços de nova geração, abrangendo um vasto leque de segmentos”, considerou Crawford Del Prete, vice-presidente executivo e responsável pela área de pesquisa global da IDC.

Tags: AndroidApp StoreapplefirefoxHereHTML5iOSMozillaNokia
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Whatsapp carplay
Apps

WhatsApp ganha aplicação nativa no CarPlay para facilitar a tua condução

30/03/2026
Android auto youtube
YouTube

O YouTube chegou ao Android Auto mas não como esperavas

30/03/2026
Pirataria digital em portugal é 33% superior à média europeia
Notícias

Pirataria digital em Portugal é 33% superior à média europeia

30/03/2026
Whatsapp beta listas
Apps

WhatsApp vai deixar-te criar listas exclusivas para os teus estados

26/03/2026
Google messages rcs (2)
Google

Google Messages quebra barreiras e atinge 10 mil milhões de instalações

26/03/2026
Google tradutor featured
Google

Google Tradutor vai avaliar a tua pronúncia em tempo real

23/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Nova ims lança agente de ia para medir o impacto de eventos

NOVA IMS lança Agente de IA para medir o impacto de eventos

31/03/2026
Hisense define o padrão da tecnologia rgb-miniled e lança nova gama em 2026

Hisense define o padrão da tecnologia RGB-MiniLED e lança nova gama em 2026

31/03/2026
Whatsapp carplay

WhatsApp ganha aplicação nativa no CarPlay para facilitar a tua condução

30/03/2026
QNAP

Oppo Pad Mini surge em vídeo e mostra design ultrafino surpreendente

Spin-off tático de PUBG cancelado poucas semanas após o lançamento

O YouTube chegou ao Android Auto mas não como esperavas

Pirataria digital em Portugal é 33% superior à média europeia

Samsung expande partilha com iPhone a mais modelos com um senão

Plataforma no-code Bubble usada em ataques de phishing

Tapo C615G KIT: videovigilância 4G com painel solar por 119,99 euros

SpaceX leva mais 6 satélites portugueses para o espaço

Bowers & Wilkins Pi8 e Px7 S3 chegam em novas cores em abril

ASUS lança ExpertBook B3 G1 e ExpertCenter P600 AiO para empresas

ProArt GoPro Edition chega a Portugal com IA e ecrã OLED 3K

Novo truque do Android 17 carrega a tua bateria mais rápido

Novo Redmi 15A traz bateria inesgotável e atualizações para muitos anos

Samsung Galaxy A57 5G e A37 5G chegam a Portugal a 10 de abril

HUAWEI WATCH GT Runner 2: lactato e GPS flutuante a 399€

Cuidado com o quishing: códigos QR falsos roubam o teu dinheiro

WhatsApp vai deixar-te criar listas exclusivas para os teus estados

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.