TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

AMD acusou vários ex-funcionários de roubarem arquivos confidenciais

Rui Oliveira por Rui Oliveira
16/01/2013 - Atualizado a 20/10/2020
Em Notícias, Hardware

A AMD levantou um processo num tribunal de Massachusetts nos estados unidos da américa contra 4 ex-colaboradores acusando-os de roubar mais de 100.000 arquivos secretos antes de deixarem de trabalhar na empresa e ingressarem na NVIDIA. Em causa está a exposição de segredos comerciais em projectos de elevada importância comercial a AMD.

Robert Feldstein, Manoo Desai, Nicholas Kociuk, e Richard Hagen são os quatro ex-funcionários da AMD visados pelo processo. Os quatro engenheiros deixaram a empresa de chips nos últimos doze meses e ingressaram na sua rival NVIDIA. De acordo com a AMD, Feldstein foi um elemento crucial para os esforços da AMD em entrar como fornecedor de chips no mercado de consolas. Este engenheiro participou directamente em projectos que resultaram em acordos para fornecimentos de chips para as futuras PlayStation 4 e a Xbox 720 respectivamente da Sony e Microsoft. Hagen que tinha uma ligação próxima com Feldstein ajudou a recrutar Desai, “que por sua vez quando recrutado por Kociuk ambos abordaram outros funcionários da AMD”. Ao que se conseguiu apurar os restantes funcionários não constam do processo.

Estas conclusões resultam de investigação interna da AMD, que aparentemente conseguiu recolher evidências fortes de que Feldstein, Desai e Kociuk utilizaram dispositivos de armazenamento portáteis ​para fazer cópias de arquivos de acordos e informação confidencial pouco antes de deixar a empresa de fabricante de chips.

“Os nomes dos arquivos identificados e transferidos correspondem de forma idêntica aos nomes dos arquivos armazenados nos servidores da AMD, que incluem informação confidencial de propriedade intelectual e / ou materiais de segredos comerciais relacionados com o desenvolvimento de tecnologia e / ou estratégias de negócios altamente confidencial”

Refere a AMD no processo apresentado em tribunal

Os quatro arguidos assinaram um acordo de não-solicitação de funcionários (no-solicitation of employees), bem como de não divulgação de informação (non-disclosure). Se as alegações que a AMD apresentou em tribunal se confirmarem os funcionários quebraram os dois acordos. Não há nenhuma menção directa de NVIDIA sendo de qualquer forma directamente envolvidos.

Por essa razão a AMD direcciona as suas acusações focadas nos quatro empregados próprios, e não é referido no processo se a AMD tem indícios ou não que os quatro funcionários realmente distribuíram os arquivos a responsáveis da NVIDIA. Entre as reivindicações da AMD é afirmado que os 4 funcionários discutiram como “manipular e eliminar certos dados” nos seus computadores, antes de deixar a empresa, ou terão mesmo procurado informação on-line de “como copiar e / ou eliminar um grande número de documentos.”

Em reacção ao processo, o tribunal de Massachusetts instruiu os quatro arguidos ​a preparar os seus computadores e os dispositivos de armazenamento para a avaliação forense, além de serem obrigados a manterem todos os documentos que podem ser pertinentes ao caso. Os 4 ex-funcionários da AMD não poderão fazer nada que possa impedir a investigação de apuramento das provas. A AMD afirma como conclusão no processo que “a menos que seja concedida uma providência cautelar” será “irremediavelmente prejudicada de uma forma não compensável ​​por danos monetários.” Via Universalhub

Tags: pictures
PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Huawei sensor 1 polegada
Notícias

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

19/03/2026
Oneplus pad table tandroid
Notícias

OnePlus prepara novo Pad 3 Pro e um inédito modelo Mini

17/03/2026
Huawei pura 80 ultra design
Notícias

Huawei e Oppo preparam lançamentos de peso para o mês de abril

15/03/2026
App sport tv atinge 4 milhões de utilizadores registados
Notícias

App SPORT TV atinge 4 milhões de utilizadores registados

14/03/2026
Filipa d’orey, diretora de operações da manufacturenext
Notícias

ManufactureNext quer acelerar digitalização da indústria

14/03/2026
Samsung galaxy s26, s26+ e s26 ultra: guia completo com diferenças, especificações e preços em portugal
Notícias

Série Galaxy S26 e série Galaxy Buds4 já à venda em Portugal

12/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Cobraunion lança o straight-lock, o bloqueador de cabos para tethering profissional

Cobraunion lança o Straight-Lock, o bloqueador de cabos para tethering profissional

21/03/2026
Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17. º ano consecutivo

Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17.º ano consecutivo

21/03/2026
Apple alerta: spyware darksword para iphone ligado à rússia

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

21/03/2026
QNAP

Projeto “Transformer”: Amazon planeia um smartphone de IA

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

Death Stranding 2: On the Beach estreia no PC com modo To The Wilder

Xiaomi MiMo-V2 entra no top 10 mundial de IA e ninguém deu conta

Xiaomi Watch S5 chega com 21 dias de bateria e ecrã de 2.500 nits

Opera GX chega ao Linux com GX Control para gaming

Lenovo lança Legion Y700: o pequeno monstro do gaming chegou

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

Huawei Mate 80 Air: O próximo grande lançamento chega em breve

O teu Google Pixel pode congelar com a nova atualização de março

Spotify lança modo exclusivo no Windows para áudio perfeito

Acer anuncia a renovação da linha portáteis de gaming Predator Helios Neo

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

Bose recomenda auscultadores QuietComfort para o Dia do Pai

Homem-Aranha troca a Sony pela Samsung no novo filme da Marvel

Huawei Watch Ultimate 2 Green Edition chega a 23 de março

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.