As melhores fotos de astronomia de 2013





O Real Observatório Astronómico de Greenwich, no Reino Unido, anunciou as melhores fotografias de astronomia de 2013. O grande vencedor é o australiano Mark Gee com a sua foto da Via Láctea tirada no Cabo Palliser, na Nova Zelândia. São imagens do Universo de cortar a respiração que estão agora em exibição no observatório mas que também podem ser vistas no Flickr.

Na imagem vencedora, a zona central da Via Láctea surge em todo o seu explendor, num céu estrelado da paisagem neozelandesa. A zona central da Via Láctea situa-se a 26.000 anos luz da Terra e na foto ainda é possível observar outros dois objetos: as nuvens de Magalhães.

O astrónomo do Real Observatório de Greenwich Marek Kukula – também ele membro do júri – elogia a imagem vencedora: “Adoro a combinação do mar e do céu nesta bonita imagem, bem como o reconfortante elemento humano que nos é dado pelo farol”.

Todas as 14,316 fotografias a concurso podem ser vistas na página do Flickr sobre a competição.

As imagens vencedoras em galeria:

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.