TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

LHC confirma a descoberta de “partículas exóticas”

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
16/04/2014
Em Ciência
Pesquisadores do experimento lhcb posam na caverna onde se situa o grande colisor de hádrons, na fronteira franco-suíça. Crédito: cern, lhcb

pesquisadores do experimento lhcb posam na caverna onde se situa o grande colisor de hádrons, na fronteira franco-suíça. Crédito: cern, lhcb

 

 




Em 2007, uma equipe de cientistas que operava um acelerador de partículas japonês encontrou evidências da existência de uma partícula que não se encaixava no modelo tradicional da física de partículas. Desconsiderada em um primeiro momento, essa partícula, a Z(4430), entrou em evidência com a recente descoberta dos hádrons (hadrões) exóticos por pesquisadores do LHC.

Os hádrons são partículas subatômicas formadas por quarks e antiquarks (contrapartes dos quarks que possuem massa idêntica, mas carga elétrica oposta à destes) mantidos unidos sob a influência da força nuclear forte, ou interação forte. Esta força, uma das quatro interações fundamentais da natureza (ao lado de eletromagnetismo, força nuclear fraca e gravidade) age na escala subatômica mantendo estáveis os prótons/protões e nêutrons/neutrões — exemplos de hádrons — e unindo-os nos núcleos dos átomos, gerando aquilo que chamaríamos de matéria convencional.

O Modelo Padrão da física admite dois tipos de hádrons: os bárions/bariões são formados por 3 quarks (o próton é uma espécie de bárion); os mésons/mesões, por um par quark-antiquark. No entanto, com o desenvolvimento da disciplina que estuda a força forte — denominada cromodinâmica quântica — ficou claro para os cientistas que haveria a possibilidade de outros hádrons surgirem de diferentes combinações entre quarks e antiquarks.

Consoante com a previsão mencionada logo acima, em comunicado proferido anteontem (14 de abril), o físico Tomasz Skwarnicki, da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, disse que os pesquisadores confirmaram “a observação inequívoca de um estado muito exótico — algo que se parece com uma partícula composta por dois quarks e dois antiquarks” e que “pode nos dar uma nova forma de olhar para a física da interação forte”.

Dois para lá, dois para cá

A declaração de Skwarnicki diz respeito à descoberta — com elevado grau de confiabilidade estatística — de um novo tipo de hádron. Os responsáveis pelo feito foram os pesquisadores da colaboração internacional Large Hadron Collider beauty (LHCb) que trabalham na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), sediada na Suíça.

Há cerca de sete anos, um grupo de cientistas conhecido como Colaboração Belle havia avaliado, em um acelerador de partículas do Japão, e comunicado indícios da existência da partícula exótica Z(4430), que parecia ser feita de dois quarks e dois antiquarks. Porém, a comunidade científica considerou faltarem boas evidências para que se anunciasse, então, a descoberta definitiva de uma nova partícula. Anos depois, a equipe BaBar (da Universidade Stanford) realizou análises mais complexas que pareciam explicar os dados obtidos pela Colaboração Belle sem, entretanto, que houvesse neles qualquer hádron exótico oculto.

Isso motivou a equipe do experimento Belle a investigar ainda mais seus próprios dados, novamente encontrando evidências da nova partícula.

Recentemente, utilizando informações obtidas a partir de mais de 180 trilhões (biliões) de colisões de prótons ocorridas no Grande Colisor de Hádrons, a equipe do LHCb chegou à conclusão de que o hádron exótico é uma postulação verdadeira. Para Skwarnicki, os resultados do experimento são “argumentos concludentes” de que essa partícula, de fato, existe, não sendo apenas um erro na condução empírica. Seu colega Sheldon Stone, pesquisador do CERN, concorda que é bom “finalmente provar a existência” de algo que, há muito tempo, os físicos acreditam que existia.

Os cientistas do CERN já sentiram esse mesmo “gosto” anteriormente, quando, em 2013, provaram a existência do Bóson de Higgs, partícula inicialmente proposta na década de 1960 pelo físico britânico Peter Higgs, entre outros. O bóson está diretamente associado ao Campo de Higgs, campo este que permeia o espaço e permite que as partículas tenham massa.

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: físicahadrõesLHCpartículas
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Telescópio hubble capta "tempestade" de novas estrelas na galáxia ngc 1792
Espaço

Telescópio Hubble capta “tempestade” de novas estrelas na galáxia NGC 1792

08/12/2025
Ariane 6
Espaço

Lançamento crucial: foguetão europeu Ariane 6 coloca satélite de observação em órbita

05/11/2025
Spacex lança mais 28 satélites starlink
Espaço

Starship tem um voo de sucesso, mas a corrida à Lua está tremida

14/10/2025
Voo de teste da starship
Espaço

À quarta foi de vez: Starship da SpaceX completa missão histórica

27/08/2025
Terapias de próxima geração para as tses: alvejando o caminho dos priões com tecnologia
Ciência

Terapias de Próxima Geração para as TSEs: Alvejando o Caminho dos Priões com Tecnologia

26/06/2025
Starship 39 - spacex
Espaço

Explosão da Starship 36 da SpaceX durante teste abala planos para próximo voo

19/06/2025

Comentários

Últimas notícias

Mit cria método de captura de co2 de baixo custo

MIT cria método de captura de CO2 de baixo custo

13/12/2025
Huawei router x3 pro: wi-fi 7 a 11 gbps

Huawei Router X3 Pro: Wi-Fi 7 a 11 Gbps

13/12/2025
Google atualiza pixel watch 4 com novos gestos e ia

Google atualiza Pixel Watch 4 com novos gestos e IA

13/12/2025
QNAP

Realme C75 5G: a bateria que não acaba e o design indestrutível por 151€

DJI Neo 2: controla o drone e vê vídeo em direto no teu Apple Watch

Mac mini M4: a potência da Apple num cubo compacto está com desconto raro

ChatGPT ganha poderes de Photoshop: agora podes editar fotos sem sair do chat

Google lança agente “Gemini Deep Research”

Google Maps no Gemini: agora vês mais do que apenas alfinetes vermelhos

Análise Bose QC Ultra 2: ANC, som e conforto de topo

iPhone 16e em promoção: o modelo mais equilibrado da Apple tem desconto de 120€

Huawei apresenta FreeClip 2 e Mate X7 em evento global no Dubai

Qualcomm lança novos ‘motores’ para telemóveis baratos: o que muda em 2026?

Disney investe 1 bilião na OpenAI: cria vídeos do Mickey com IA

Google em risco de multa pesada: UE exige que a Play Store siga o exemplo da Apple

Instagram entrega as chaves do algoritmo: agora tu decides o que vês nos Reels

Eleições presidenciais: TikTok aperta o cerco às “fake news”

Spotify lança ‘Prompted Playlist’: agora és tu quem manda no algoritmo

Cosori Turbo Tower Pro: a fritadeira dupla que poupa espaço está em promoção

Google lança Vídeo de Emergência em Direto para ajudar o 112 no Android

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.