TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ciberguerras entre países coloca as empresas em perigo

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
22/05/2014
Em Segurança




Segundo o “Relatório Especial Quem nos espia? Nenhuma empresa está a salvo da ciberespionagem”, da empresa de segurança informática Kaspersky Lab, são cada vez mais habituais os actos de ciberguerra em que um país lança ciberataques contra outro, o que resulta frequentemente em ‘danos colaterais’ indesejados para as empresas.

Com efeito, o lançamento de um ataque de ciberguerra contra um país na Internet pode provocar muitas consequências incontroladas e iniciar um efeito dominó que põe em cheque as instituições e empresas que nele operam, quando as suas redes de TI corporativas são infectadas por malware. Por exemplo:

–       Perda do acesso ao armazenamento de dados e serviços cloud

–       Incapacidade de processar transacções financeiras online

–       Problemas com a cadeia de distribuição, como atrasos nos envios e no processamento de importações e exportações

–       Falhas nos sistemas de telecomunicações, incluindo as realizadas através de VoIP ou LAN

–       Falhas em outras infra-estruturas vitais do país, como a geração e distribuição de electricidade

–       Perda de dados necessários para actividades de conformidade legal

“Os cibercriminosos estão dispostos a aprender novas técnicas que possam melhorar a eficácia dos seus ataques. Dedicam um esforço considerável à engenharia inversa dos ataques mais sofisticados, inclusive os que foram desenvolvidos por países. E uma vez bem-sucedidos, a única esperança para as empresas e instituições é que o seu fornecedor de segurança esteja em plena forma”, sublinha Vicente Díaz, analista da Kaspersky Lab.

A equipa de investigadores da Kaspersky Lab recomenda que as empresas (grandes ou pequenas) se protejam da ciberespionagem avaliando em primeiro lugar os riscos e estabelecendo uma política de segurança. É primordial implementar uma política de segurança que seja relevante para os ciberataques e que se baseie numa sólida compreensão do panorama actual das ameaças. Assim, este sistema de segurança empresarial deve definir os processos de segurança diários, estabelecer um plano de resposta a ataques, ter mecanismos de actualização e realizar auditorias periódicas. Por outro lado, devem dar-se a conhecer estas medidas ao pessoal da empresa e explicar-lhes o que devem fazer para as cumprir.

É necessária uma solução de segurança de TI exaustiva que não se fique apenas por uma protecção antimalware. Uma boa solução de segurança tem que incluir avaliação de vulnerabilidades, gestão de correcções, controlos de aplicações que também incluam registo em listas brancas e funcionalidade de Default Deny, controlos de dispositivos, controlos web, defesas contra ataques de dia zero, encriptação de dados e segurança móvel com gestão de dispositivos (Mobile Device Management).

Por outro lado, há que ter em conta que os sistemas operativos recentes, como o Windows 7, Windows 8 ou Mac OS X, tendem a ser mais seguros que as versões anteriores, dado a ter em conta na planificação da estratégia de actualização de TI.

A mobilidade e a virtualização – factores chave

Os smartphones actuais e os tablets são hoje potentes computadores que podem armazenar informação empresarial (e credenciais de acesso) que pode ser muito valiosa para os ciberespiões. Cada vez são mais usados para guardar todo tipo de dados e, por isso, é imprescindível proteger estes dispositivos com o mesmo rigor (ou mais ainda) com que se protegem os sistemas de TI tradicionais, já que existe um risco maior de perda ou roubo.

Outro aspecto a ter em conta pelas empresas é a protecção dos sistemas de TI virtualizados e não cair na falsa presunção de que são mais seguros, uma vez que as máquinas virtuais são executadas em servidores físicos que continuam a ser vulneráveis a ataques de malware.

Para melhorar o retorno do investimento, é recomendável ter em conta soluções de segurança que incluam disposições especiais para cenários virtuais. O investigador da Kaspersky Lab, David Emm, avisa que executar um software antimalware convencional em sistemas virtualizados pode “levar ao desperdício de uma grande quantidade da potência de processamento e da capacidade de armazenamento do servidor”. Na sua opinião, “isto pode frustrar o objectivo do programa de virtualização e reduzir significativamente o seu retorno do investimento”.

Por último, é conveniente combinar a segurança com a gestão de sistemas para melhorar a visibilidade e reduzir a complexidade. Utilizar uma solução que combine a segurança e uma ampla gama de funções gerais de gestão de sistemas de TI pode ajudar a melhorar a visibilidade da rede, o que torna mais fácil aplicar as medidas de segurança apropriadas.

Tags: antimalwarecibercriminososciberespionagemciberguerraKaspersky Lab
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Risco interno em cibersegurança: perdas de dados em 77% das empresas
Segurança

Risco interno em cibersegurança: perdas de dados em 77% das empresas

28/01/2026
Relatório fortinet: o risco invisível da fragmentação na segurança cloud
Segurança

Relatório Fortinet: O risco invisível da fragmentação na segurança cloud

23/01/2026
Voidlink: o primeiro framework de malware de elite criado por ia
Check Point Software

VoidLink: o primeiro framework de malware de elite criado por IA

20/01/2026
Roblox vpn
Segurança

5 melhores VPNs para jogar Roblox em 2026: adeus lag e bloqueios

20/01/2026
Nordvpn expande cobertura para mais de metade dos países do mundo
Segurança

VPNs em 2026: a batalha contra os governos e a ameaça quântica

02/01/2026
Ataques à geração z com vpns falsas crescem em portugal
Segurança

Ataques à Geração Z com VPNs falsas crescem em Portugal

23/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Chappel roan fortnite (2)

Fortnite Festival Season 13: Chappell Roan estreia-se com ‘Pink Pony Club’

04/02/2026
Honor magic v6 (3)

Honor Magic V6: dobrável estreia ‘caneta multiespectral’ e bateria de 7.000 mAh

04/02/2026
Lenovo legion y700 gaming tablet

Lenovo Legion Y700: o tablet de 8.8 polegadas mais potente do mundo está de volta

04/02/2026
QNAP

OPPO Find X10: câmara frontal quadrada para selfies perfeitas sem rodar

Xiaomi vai produzir a “Lente Magnética” de 100 MP: o futuro da fotografia chegou?

Alerta Apple Pay: o novo esquema sofisticado que quer os teus dados

Google Pixel 10 Pro: desconto de 350€ regressa à Amazon

Google Pixel vence crise de 2026: crescimento de 19% previsto enquanto mercado cai

Stranger Things: novo spin-off animado chega em abril e divide fãs

Apple fecha a porta: já não é possível fazer downgrade para o iOS 26.2

WhatsApp Canais: nova funcionalidade revela quem publica o quê (com segurança)

Redmi K90 Ultra: ventoinha ativa e bateria de 8.500 mAh mudam tudo

Galaxy Buds 4: Samsung elimina luzes e muda design para evitar falhas de qualidade

HyperOS 3: a última vaga de atualizações chega aos Xiaomi e POCO

Oportunidade: a barra de som mais vendida da Amazon tem desconto de 33%

Indra testa com sucesso novo sistema anticolisão para drones

Samsung prepara o Verão: Tab S12 e Watch Ultra 2 já certificados

AI-DADA: Swatch lança ferramenta de IA para criar relógios únicos

Samsung Galaxy S26 Ultra: S Pen ganha design bicolor e pontas personalizadas

Lenovo apresenta soluções completas para salas de reunião na ISE 2026

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.