TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Descoberta campanha de ciberespionagem Volatile Cedar

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
01/04/2015 - Atualizado a 06/04/2015
Em Segurança

A Check Point divulgou um relatório que detalha a descoberta de um conjunto de ataques persistentes com provável origem no Líbano, e que aparenta ter ligações políticas.

Investigadores do Grupo de Malware e Vulnerabilidades da Check Point descobriram esta campanha de ataques, denominada Volatile Cedar, que utiliza um malware local com nome em código “Explosive”. Em funcionamento desde o início de 2012, a campanha terá penetrado com êxito num elevado número de alvos em todo o mundo, monitorizando durante todo este tempo as acções das suas vítimas e roubando inúmeros dados.

Até ao momento, entre as organizações confirmadas como atacadas estão fornecedores militares, empresas de telecomunicações, meios de comunicação e instituições educativas. A natureza dos ataques e as repercussões associadas sugerem que os motivos dos atacantes não são financeiros, tendo antes tido como motivação a extracção de dados sensíveis das vítimas.

Confira as conclusões do relatório:

  • Volatile Cedar é uma campanha muito bem direccionada e administrada. Os seus alvos foram cuidadosamente escolhidos, limitando a sua actividade ao mínimo necessário para atingir os seus objectivos, reduzindo assim também ao mínimo o risco de exposição.
  • A primeira evidência do “Explosive” foi detectada em Novembro de 2012. Desde então, e até hoje, foram registadas diferentes versões, já que o malware muda como resposta a tentativas de detecção.
  • O modus operandi dos atacantes era começar por atacar servidores web de serviço público, com vulnerabilidades tanto automáticas como manuais.
  • Uma vez obtido o controlo sobre o servidor, este era utilizado como “pivô” para explorar, identificar e atacar alvos adicionais localizados em pontos mais profundos da rede. Foi detectado hacking manual online, assim como mecanismos automatizados de infecção via USB.

“O Volatile Cedar é uma campanha de malware que tem estado activa continuamente e com êxito há vários anos, escapando à detecção através de uma operação bem planificada e cuidadosamente gerida, que monitoriza constantemente as acções das suas vítimas e responde rapidamente a incidentes de detecção, como a activação de um antivírus”, explica Dan Wiley, director da área de Resposta a Incidentes e Inteligência de Ameaças da Check Point. “Esta é só uma das faces visíveis dos ataques dirigidos do futuro: malware que aponta em silêncio a uma rede, roubando dados, e mudando rapidamente se detectado por um antivírus”.

Os clientes da Check Point estão protegidos do Volatile Cedar através de diversas assinaturas localizadas em diferentes security blades (módulos de segurança por camadas), e também foram actualizados alguns sistemas equipados com ThreatCloud para identificar todas as variantes do “Explosive” conhecidas até à data. As empresas em geral, por seu turno, podem proteger-se contra estes ataques através de infra-estruturas de segurança inteligentes com a adequada segmentação Firewall, IPS, Anti-bot, aplicação de correcções, e Controlo de Aplicações.

Para obter mais informações, pode descarregar o relatório completo aqui

Os grupos de Inteligência de Ameaças (Threat Intelligence) e de Investigação da Check Point investigam ataques, vulnerabilidades e fugas, e desenvolvem a protecção necessária para manter seguros os seus clientes. Para mais informação, visite: http://www.checkpoint.com/threatcloud-central/.

Tags: ataquesCheck Pointciberespionagemmalwarerelatóriosegurança
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Spyware chosen brick espia dissidentes e jornalistas
Segurança

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

16/09/2026
Violação de dados ligada a agente de ia
Segurança

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

16/09/2026
Ciberataque à meo
Segurança

Ciberataque à MEO: o que sabemos e o que falta explicar

15/09/2026

Comentários

Últimas notícias

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Meta prepara novos smart glasses sem câmara focados em inteligência artificial

MobLand regressa à Paramount+ com uma segunda temporada verdadeiramente explosiva

Suplementos nutricionais saem do desporto e entram na rotina diária

Gates Foundation investe mil milhões para ampliar acesso à IA

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

Novos Volvo XC60 e XC90 passam a oferecer até 200 km em modo elétrico

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.