TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Laboratório aeroespacial nasce em Castelo Branco

Jorge Montez por Jorge Montez
27/10/2016
Em Ciência

Depois de cinco anos e de um investimento de 6 milhões de euros, o Laboratório de Ensaios de Termodinâmica e Aeroespaciais e Estruturais de Grandes Dimensões (LABET) é já uma realidade em Castelo Branco.

Promovido pelo Grupo ISQ e com parcerias nacionais e internacionais como Alenia Space, Astrium, Embraer, ESA – European Space Agency, Snecma Herakles (Safran), Thales entre outros, o LABET é o maior e o mais integrado laboratório português para ensaios de desenvolvimento.

As novas instalações contêm o maior shaker da Península Ibérica, as maiores instalações para Aero-Estruturas e integra no mesmo sítio Ensaios Estáticos, Dinâmicos e de Vácuo e permitem a realização de ensaios sem a necessidade de deslocação a unidades estrangeiras.

A indústria aeronáutica e aeroespacial é um setor em franco desenvolvimento tanto em Portugal como na Europa. A excelência da indústria portuguesa tem permitido a instalação de importantes players em diversas zonas do país e componentes nacionais são cada vez mais utilizadas quer pela indústria aeronáutica europeia, como pela indústria aeroespacial a nível mundial.

Crescimento do sector em Portugal e na Europa

Acima de tudo, todo este sector está em franco crescimento. No atual panorama económico mundial, este é um dos sectores cujas perspetivas de crescimento se mantêm robustas. Do lado da aeronáutica nunca se encomendaram e fabricaram tantos aviões como hoje. A quantidade de passageiros transportados continua a crescer a uma taxa anual próxima dos 5%. O movimento de passageiros e de carga nos aeroportos, assim como o número de aeroportos para utilização civil continuam a crescer de forma muito saudável em todo o planeta. As filas de espera para aceder a serviços de manutenção e reparação continuam igualmente a crescer.

Para se quantificar a dimensão do crescimento deste mercado, atualmente o backlog da Boeing (lista de encomendas) equivale a quatro vezes o PIB Português. A Boeing e a Airbus têm ambas um backlog de sete anos – ou seja, se parassem de vender hoje ainda tinham trabalho de produção para os próximos sete anos.

Do lado da indústria espacial está-se a assistir a uma verdadeira revolução com a entrada de vários operadores privados a desenhar, fabricar e explorar sistemas de lançamento, com a redução substancial nos custos de acesso ao espaço e com a produção em série de satélites motivada por encomendas massivas, tal como a que foi feita pela OneWeb à Airbus, em 2015, para quase 700 unidades.

Na Europa esta indústria também está em profunda mutação com a fusão de alguns dos maiores integradores industriais e com o arranque do desenvolvimento de um novo lançador, Ariane 6, cujo custo de desenvolvimento rondará os 6500 M€.

O que é o LABET?

O laboratório do ISQ para os ensaios de termodinâmica e aeroespacial surge da identificação da oportunidade de internacionalizar a actividade do Espaço e assim dar um salto qualitativo e quantitativo que o mercado nacional não iria permitir. A ESA (European Space Agency) estava na altura a desenvolver o seu programa IXV (Intermediate eXperimental Vehicle), protótipo de um vaivém espacial para efetuar um primeiro voo para recolha de dados e testes de novos materiais resistentes às tão adversas condições de reentrada na atmosfera.

O labet é uma aposta do grupo isq
Ensaio de semi asa

O ISQ tinha experiência em testes e dominava as linguagens universais da engenharia: a matemática e a física. Perante este desafio e após realização de um rápido estudo de investimentos necessários, bem como a sua respectiva viabilidade face às oportunidades de negócios futuros, o grupo iniciou a implementação, tendo para isso sido feito um investimento na ordem dos 6 milhões de euros.

Foi desenvolvida uma Câmara de Alto Vácuo 10 – 6mbar (câmara com condições de ausência de atmosfera semelhantes ao existentes no espaço), com corpo duplo para permitir o aquecimento ou arrefecimento externo, munida de variadíssimas flanges de acesso, para futuras necessidades de instrumentação, passagem de potência elétrica e tubagens criogénicas (onde circulam fluídos a muito baixa temperatura -100ºC). Nesta câmara já foram feitos ensaios em vácuo e com temperaturas que vão desde os -150 °C aos + 1200 °C, bem como determinação de calor específico em vácuo e temperaturas extremas de vários materiais utilizados na indústria espacial.

A existência desta câmara de vácuo polivalente e a facilidade de a mesma poder ser adequada a ensaios personalizados tornou-a num equipamento de elevada procura, nomeadamente no mercado internacional. Este facto também proporcionou uma crescente procura no mercado português, não só para a indústria aeroespacial como também para outras de desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, permitindo a realização de ensaios a custos mais baratos e sem a necessidade de deslocação a laboratórios estrangeiros.

Instalações de ponta  em castelo branco
O shaker do labet

Foi igualmente adquirido um shaker – uma máquina de indução de vibrações, sendo esta a maior da Península Ibérica e Europa – com mesa horizontal e um expansor vertical guiado com potência máxima de cerca de 290 Kw, equipado com sistema de aquisição de dados LMS (o standard na indústria aeroespacial), que permite efetuar, para além dos ensaios convencionais Seno e Random, ensaios de Análise Modal Operacional para afinação dos modelos matemáticos de projeto. Este shaker foi ainda munido de uma câmara climática que permite realizar ensaios de vibração com controlo de temperatura entre os -40 °C e os +150 °C.

Entretanto, e graças à experiência adquirida pelo ISQ e ao sucesso obtido face a este tipo de ensaios, a indústria aeronáutica começou também a ver no Grupo um parceiro de ensaios a componentes aeronáuticos. E o desafio surge de um fabricante aeronáutico, um dos gigantes mundiais do sector: a Embraer.

Desde o início muitos ensaios têm sido realizados, quer para clientes internacionais, quer para nacionais nos ramos automóvel, componentes para satélites, equipamentos elétricos, certificação de dispositivos de aeronaves para a Força Aérea, equipamentos militares e unidades de produção de frio.

Tags: Castelo BrancoIndústria aeroespacialISQLABET
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Telescópio hubble capta "tempestade" de novas estrelas na galáxia ngc 1792
Espaço

Telescópio Hubble capta “tempestade” de novas estrelas na galáxia NGC 1792

08/12/2025
Ariane 6
Espaço

Lançamento crucial: foguetão europeu Ariane 6 coloca satélite de observação em órbita

05/11/2025
Spacex lança mais 28 satélites starlink
Espaço

Starship tem um voo de sucesso, mas a corrida à Lua está tremida

14/10/2025
Voo de teste da starship
Espaço

À quarta foi de vez: Starship da SpaceX completa missão histórica

27/08/2025
Terapias de próxima geração para as tses: alvejando o caminho dos priões com tecnologia
Ciência

Terapias de Próxima Geração para as TSEs: Alvejando o Caminho dos Priões com Tecnologia

26/06/2025
Starship 39 - spacex
Espaço

Explosão da Starship 36 da SpaceX durante teste abala planos para próximo voo

19/06/2025

Comentários

Últimas notícias

Netflix ceo

Netflix e a Casa Branca: a reunião secreta antes da compra de 82 mil milhões

08/12/2025
Nordvpn lança proteção de e-mail em tempo real contra phishing e malware

NordVPN lança proteção de e-mail em tempo real contra phishing e malware

08/12/2025
Nothing phone 3a lite (2)

Nothing trava o Android 16: atualização causou confusão com mensagem de ‘Beta’

08/12/2025
QNAP

Telescópio Hubble capta “tempestade” de novas estrelas na galáxia NGC 1792

Mate 80 bate recordes: Huawei vende 400.000 unidades em apenas 10 dias

POCO F8 Pro: o novo ‘rei’ da gama média está irresistível com desconto de 100€

Android prepara o seu “NameDrop”: vê a nova animação de partilha de contactos

Promoção Incrível: esta Air Fryer da Moulinex está a metade do preço!

Google Pixel 10 mais rápido? A atualização de dezembro dá um ‘boost’ secreto

Realme GT 8 Pro: a nova “besta” com 7.000 mAh já está em promoção (tempo limitado)

Intel pode voltar ao iPhone em 2028: a reviravolta que ninguém esperava

vivo S50 chega a 15 de dezembro: a estreia do modelo ‘Pro mini’

Fórmula 1 chega à Apple TV: câmaras a bordo e Multiview confirmados

Huawei Pura 90: fugas apontam para revolução no zoom e no reconhecimento facial

Canon apoia projeto de recuperação de recifes de coral nas Seychelles

iShowSpeed processado por 1 milhão de dólares após “espancar” robô em direto

Android 16 revoluciona tablets: o ‘modo desktop’ que ameaça o iPad Pro

Netflix compra Warner Bros. e HBO por 82.7 mil milhões de dólares

Opera Air: o ‘browser’ que te ensina a respirar e acalma a ansiedade digital

Google Messages em dezembro: IA, segurança e o caminho para o iPhone

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.