5 documentários para conhecer melhor o mundo dos Jogos

5 documentários para conhecer melhor o mundo dos Jogos

5 documentários para conhecer melhor o mundo dos Jogos

Actualmente, os jogos são cada vez mais parte do nosso dia-a-dia. Afinal, até já existem jogadores profissionais que conseguem fazer do hobbie uma profissão e participar em campeonatos por todo o mundo ou até angariar patrocínios. Para os adeptos dos jogos este é o ofício dos sonhos mas ainda há quem não compreenda a indústria. Vários documentários tentam dar a conhecer quem faz parte e explicar aos que não fazem o que se passa por detrás dos ecrãs, comandos, teclados, cartas ou peças. Neste artigo reunimos cinco documentários que foram aclamados pelo mundo dos jogos e que exploram esta realidade.

1 – More than a Game

Lançado em 2011 e dirigido por Thomas Hewett e Jack Abbot, este documentário acompanha os jogadores profissionais de Street Fighter, motivados pela adrenalina da competição. More than a Game acompanha os treinos, a dedicação destes jogadores e a viagem até Las Vegas para competir no United States Championships. Descrito como divertido e estimulante, permite espreitar uma cultura onde até os geeks são cativados pela vontade de vencer um campeonato mundial.

2 – NoseBleed

Realizado pelo francês Victor Saumont, Nosebleed foca-se nos jogadores de poker gauleses Sebastien “Seb86” Sabic e Alex “Alexonmoon” Luneau, numa fase em que estes decidem fazer uma pausa temporária nos Cash Games de Limites Altos para jogar as World Series em Las Vegas. Foi tão bem recebido pela comunidade que os jogadores de póquer se uniram para pagar uma versão legendada em inglês (a versão original era francesa). Um documentário que, segundo a comunidade, complementa uma gap no retrato do mundo do póquer.

3 – Second Skin

Second Skin é descrito como um “íntimo e perturbador olhar” à vida de sete computer gamers cujas vidas foram transformadas pelas interações em jogos online como o World of Warcraft, Second Life ou Everquest, que permitem que milhões de utilizadores interajam em espaços virtuais. A direção é de Juan Carlos Piñeiro Escoriaza e a produção de Victor Piñeiro Escoriaza e Peter Brauer.

4 – Ecstasy of Order: The Tetris Masters

Com certeza já todos jogaram Tetris mas não a este nível… Ecstasy of Order acompanha a vida de vários jogadores recordistas que se preparam para competir no Campeonato Mundial de Tetris de 2010. São verdadeiros Tetris masters que partilham estratégias, contam histórias de décadas de obsessão com o jogo e mostram resultados de pasmar.

Ecstasy of Order: The Tetris Masters

5 – World of Warcraft: Looking for Group

Para os fãs de WoW, este é um documentário imperdível. Lançado em comemoração dos 10 anos do jogo, pela Blizzard, desvenda toda a história de criação e desenvolvimento do jogo e a influência dos criadores. Mas a parte mais interessante será talvez o retrato da comunidade ativa e das personalidades por trás dos jogadores. Pode ser visto integralmente no YouTube.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.