TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Banking Trojans cada vez mais comuns

Nilton Almada por Nilton Almada
15/09/2018
Em Segurança

O mais recente Índice de Impacto Global de Ameaças da Check Point revela um aumento nos ataques de banking trojan. Com isto, as empresas sofreram o impacto do ataque em grande escala do malware Ramnit. Nele foi revelado o aumento significativo em ataques que utilizam o banking trojan Ramnit.

O Ramnit duplicou o seu impacto global nos últimos meses, impulsionado por uma campanha em grande escala que tem convertido os computadores das vítimas em servidores proxy. Graças a este ataque o Ramnit passou para o 6º lugar no Índice de Ameaças. Pode conhecer melhor os detalhes deste ataque através do blog da Check Point’s Research.

“Este é o segundo verão consecutivo em que se vê que os criminosos optaram por utilizar os banking trojans para chegar às vítimas e obterem uma rentabilidade rápida,” comentou a Maya Horowitz, Threat Intelligence Group Manager da Check Point. “Tendências como estas não devem ser ignoradas, já que os hackers procuram qual o tipo de vetor de ataque mais incisivo que tem mais sucesso em determinada altura, sugerindo que os hábitos de internet dos utilizadores durante o verão torna-os mais suscetíveis a baking trojans. Isto sublinha que os hackers maliciosos são inteligentes e sofisticados nas formas que têm de extorquir dinheiro.”

Top 3 de malware em Portugal durante o mês de agosto de 2018

Durante o mês de Agosto de 2018, o cryptominer Coinhive manteve-se como o malware mais prevalecente, impactando 17% das organizações mundiais. O Dorkbot e o Andromeda subiram para o segundo e terceiro posto, respetivamente, tendo um impacto global de 6% cada.

*As setas significam as mudanças que houve em comparação com o mês anterior.

  1. ↔ Coinhive– É um Cripto Miner desenhado para realizar miningonline da criptomoeda Monero quando um utilizador entra na página web sem a autorização do utilizador. O JavaScript implementado utiliza elevados recursos de computação do utilizador final para minar moedas, impactando assim a performance dos dispositivos. Estecrypto minercausou um impacto nacional de 29.46%.
  2. ↔ Cryptoloot– É um malwarede Crypto Miner que utiliza a energia e os recursos existentes do CPU ou GPU para fazer crypto mining adicionando transações para criar mais moedas. É um concorrente do Coinhive que tenta tirar-lhe o tapete ao pedir uma percentagem menor de receitas aos websites. Este causou um impacto nacional de 17.32%.
  3. ↔ Roughted –É um Mavertising de grande escala utilizado para divulgar websites maliciosos e com conteúdos como burlas, adware, explorações e ransomware. Pode ser utilizado em qualquer plataforma e sistema operativo, serve também para contornar os ad-blockers e impressões digitais. Este causou um impacto nacional de 14.29%.

Os Top Mobile Malware do Mundo de agosto são banking trojans:

O Lokibot,um banking Trojan para o Android e que rouba informações, foi o malware mais popular para atacar os telemóveis das organizações depois seguiram-se o Lotoor e o Triada.

  1. Lokibot – É um Trojan bancário que tem como alvo smartphones Android e torna-se num ransomwaredepois da vítima tentar retirar-lhe o privilégio de administrador.
  2. Lotoor– É uma ferramenta de hacking que explora as vulnerabilidades num sistema operativo Android para ganhar privilégios de administração nos dispositivos móveis comprometidos.
  3. Triada – É um Backdoor modular para Android que dá privilégios de super-utilizador para fazer download de malwarese ajuda a que seja incorporado nos processadores. O Triada já foi encontrado a fazer spoofingnos URLs abertos nos browsers.

Os analistas da Check Point também analisaram as cibervulnerabilidades mais exploradas. Em primeiro lugar está o CVE-2017-7269com um impacto global de 47%. Em segundo está a Divulgação de Informação OpenSSL TLS DTLS Heartbeat com um impacto de 41% e logo a seguir está o CVE-2017-5638 impactando 36% nas organizações.

Vulnerabilidades ‘Mais Exploradas’ no agosto:

Os analistas da Check Point também analisaram as cibervulnerabilidades mais exploradas. Em primeiro lugar está o CVE-2017-7269com um impacto global de 47%. Em segundo está a Divulgação de Informação OpenSSL TLS DTLS Heartbeat com um impacto de 41% e logo a seguir está o CVE-2017-5638 impactando 36% nas organizações.

  1. ↔ WebDAV ScStoragePathFromUrl Buffer Overflow no Microsoft IIS (CVE-2017-7269) – Ao enviar um pedido criado na rede de Microsoft Windows Server 2003 R2 através do Microsoft Internet Information Services 6.0, um atacante remoto pode executar um código arbitrário ou causar uma negação de condição de serviços no servidor atacado. Isto acontece principalmente por uma vulnerabilidade no overflow que resulta de uma validação imprópria de um cabeçalho longo de HTTP.
  2. ↑ Divulgação de Informação OpenSSL TLS DTLS Heartbeat (CVE-2014-0160; CVE-2014-0346)– Existe uma vulnerabilidade de divulgação de informação no OpenSSL. Esta vulnerabilidade deve-se a um erro quando se lida com os TLS/DTLS heartbeat packets. Um atacante pode aproveitar desta vulnerabilidade para divulgar conteúdos da memória de um cliente ou servidor conectado.
  3. ↑ Comando Remoto D-Link DSL-2750B (CVE-2017-5638) – Foi denunciado um código remoto de execução nos routers D-Link DSL-2750B. Uma exploração com sucesso poderia levar a uma execução de código arbitrária em dispositivos vulneráveis.
Tags: AgostoCheck PointCheck Point Softwarecibersegurançamalwaremobileram nitTop Malwarevulnerabilidadesvulnerabilities
PartilhaTweetEnvia
Nilton Almada

Nilton Almada

Nilton é um entusiasta das novas tendências tecnológicas e do impacto que estas têm nas organizações e no nosso dia a dia.

Artigos relacionados

Kimwolf ddos
Segurança

Kimwolf: a nova ameaça que transformou 1,8 milhões de TVs em ‘zombies’

19/12/2025
Estreia de "avatar 3" usada como isco para roubo de dados pessoais e bancários
Segurança

Estreia de “Avatar 3” usada como isco para roubo de dados pessoais e bancários

18/12/2025
Cibersegurança doméstica: as 5 medidas básicas que a spc recomenda
Segurança

Cibersegurança doméstica: as 5 medidas básicas que a SPC recomenda

18/12/2025
Ia dominará o cibercrime em 2026, segundo a kaspersky
Segurança

IA dominará o cibercrime em 2026, segundo a Kaspersky

16/12/2025
Falcon aidr: a resposta à "shadow ai" e injeção de prompts
Segurança

Falcon AIDR: a resposta à “Shadow AI” e Injeção de Prompts

16/12/2025
Falha crítica na biblioteca react abre porta a ataques remotos "react2shell"
Segurança

Falha crítica na biblioteca React abre porta a ataques remotos “React2Shell”

14/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Samson (2)

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

19/12/2025
Horizon zero dawn - tencent

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

19/12/2025
Gemini já consegue identificar vídeos criados por ia

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

19/12/2025
QNAP

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Kimwolf: a nova ameaça que transformou 1,8 milhões de TVs em ‘zombies’

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

OnePlus Watch Lite: ecrã de 3000 nits e bateria para 10 dias por 159€

Toyota Urban Cruiser EV: o novo SUV elétrico de entrada por 32.000€

Bose Desert Gold: a coleção de luxo para ouvidos exigentes neste Natal

DZOFILM Arles 18mm T1.4: a nova grande angular de cinema que foca a 29 cm

Honor Win e Win RT: data marcada para os novos smartphones de e-sports

Estreia de “Avatar 3” usada como isco para roubo de dados pessoais e bancários

YouTube rouba os Óscares à TV: cerimónia será exclusiva do streaming a partir de 2029

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.