O “Manuel” é uma máquina

O "Manuel" é uma máquina

A Adecco apostou recentemente num projeto que envolve a tecnologia robotics process automation (RPA), com o objetivo de facilitar o trabalho dos seus colaboradores.

O “robô Manuel”, como é carinhosamente apelidado, é o primeiro projeto de Robotic Process Automation da Adecco Portugal, a funcionar em pleno desde setembro do corrente ano com um registo de 10% de aumento na produtividade da empresa especialista em Recursos Humanos.




Integrado na equipa de recrutamento da Adecco Portugal, é o primeiro assistente ao recrutador, com o objetivo de otimizar procedimentos, através de tarefas que se espera sejam realizadas com rigor e eficiência, e “libertar” os colaboradores para tarefas que agregam mais valor à empresa.

“Esta nova solução de automação veio preencher uma lacuna e uma função que não existia, mas que é fundamental nesta área. Ao realizar a automação de processos, complementa o trabalho da equipa de recrutamento e otimiza-o, ao levar a cabo tarefas morosas e repetitivas, de forma célere”, explica Vanda Santos, diretora da área de Serviço e Desenvolvimento da Adecco.

Neste momento, o “Manuel” está assignado a tarefas específicas de análise de Bases de Dados, interação com os candidatos e verificação e preenchimento automático de anúncios de emprego em websites da marca e externos.

O “Manuel” tem a capacidade de analisar a informação das Bases de Dados de candidatos Adecco, preenchida pelos próprios, e avaliar aqueles que necessita contactar para obter mais informação, relevante para uma boa triagem e para garantir que todos os candidatos estão em idênticas condições no momento da seleção e candidatura a vagas específicas.

Numa segunda fase de procedimento e acordo com essa análise, pode interagir via correio eletrónico com os candidatos, para garantir que a informação relevante é completa. A título exemplificativo, tem a capacidade de enviar 134 emails em 7 minutos.

“Com o suporte desta solução de RPA conseguimos facilmente padronizar processos, criar consistência nos processos, otimizar tempo, garantir que a informação relevante e atual está 100% atualizada e disponível, acrescenta Vanda Santos.

Quanto aos resultados obtidos até agora, a diretora da área de Serviço e Desenvolvimento da Adecco avança que “a qualidade da informação disponibilizada pelos candidatos melhorou substancialmente, o que permitiu aumentar a rapidez e assertividade na pesquisa dos mesmos. Com as tarefas atualmente desempenhadas pelo ‘Manuel’, a produtividade aumentou 10% nesta fase inicial, sendo que o objetivo é continuarmos a ‘formar’ o nosso ‘Manuel’ para que o seu contributo seja cada vez mais impactante”.

Artigo anteriorPróximo artigo
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.