Wiko ensina a usar smartphone em caso de emergência

Wiko ensina a usar smartphone em caso de emergência

As escapadelas de inverno são ótimas para fugir à rotina da cidade e altamente recomendadas, mas devem ser sempre feitas com precaução. Por isso a Wiko ensina a tirar o melhor proveito do smartphone nas montanhas e serras durante o inverno para prevenir qualquer incidente.




  1. Tem atenção à bateria do teu smartphone

Antes de deixares o teu ponto de partida, lembra-te de levar o teu smartphone contigo e verificar se está a funcionar e se tem a bateria totalmente carregada. Tenta economizar bateria com uma série de passos simples: diminuir o brilho do ecrã, desligar o Bluetooth e WiFi, fechar todas as aplicações que estão a ser executadas em segundo plano e que não vais utilizar e, se possível, levar contigo uma powerbank totalmente carregada. As baterias de 4.000 mAh dos Wiko View2 Plus e View2 Go são perfeitas para longos passeios.

  1. Protege o teu equipamento

Protege o teu telefone com uma capa para evitar que fique danificado numa possível queda durante a viagem.

  1. Avisa onde estás

Se fores fazer o percurso sozinho, liga para um amigo ou familiar e informa-os sobre os teus planos e a área onde estarás. Deixa sempre o GPS do smartphone ativado.

  1. Atenção à meteorologia

Verifica o boletim meteorológico e, em caso de séria ameaça de chuva, vento ou neve, é melhor adiares o passeio.

  1. Utiliza aplicações de sobrevivência

Faz download e aprende a utilizar aplicações de sobrevivência que giram em torno destes dois elementos:

– Orientação: além de aplicações como o Google Maps, é uma boa ideia teres uma aplicação que envie mensagens de socorro com as tuas coordenadas através de um SMS. Existem várias na Play Store com as quais podes pedir ajuda com um simples toque no ecrã. Algumas requerem uma breve configuração prévia para associar o número de telemóvel ao botão de emergência e permitem até incluir na SMS um link para a localização num mapa do Google Maps. Também é conveniente fazer download para a memória interna do smartphone os mapas da zona que vais atravessar, bem como aplicações que permitam ver o itinerário e o ponto exato em que te encontras.
– Conetividade: aproveita as aplicações que otimizam o sinal do teu telefone e permitam que consultes mapas sobre cobertura para rede móvel. Assim, se necessário, podes tentar fortalecer a capacidade da tua antena e tentar ligar de um ponto onde há pouca cobertura.

  1. Tem em mente o número do 112

É grátis e podes ligar em qualquer momento a pedir ajuda.  Está sempre disponível e poderás entrar em contato mesmo que o smartphone tenha sido recentemente ligado e ainda não tenhas colocado o PIN, ou mesmo se estiver bloqueado com padrão, impressão digital ou código de desbloqueio. O número do 112 está também acessível mesmo quando não tens cobertura do operador, desde que haja cobertura GSM de qualquer outro operador naquele local.

Se o clima for favorável, geralmente há duas situações adversas que poderiam acontecer nestas viagens e em ambos poderás facilmente pedir ajuda com o teu telemóvel:  ou te perdeste ou estás magoado ou indisposto. Em ambos os casos o importante é manter sempre a calma e usar todos os recursos que tens ao seu alcance para resolver satisfatoriamente a situação. E é aí que o seu smartphone entra para te ajudar!

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.