Asustor explicar por que precisa de uma NAS

Já ouviu falar de NAS certo? As soluções de Network Attached Storage (NAS) são hoje um excelente complemento para qualquer casa, pequeno escritório ou empresa que lide habitualmente com dados. Seja como alternativa aos serviços de armazenamento na cloud (que envolvem o pagamento de mensalidades) ou porque existe uma necessidade de espaço efetivamente grande, os sistemas NAS da ASUSTOR permitem fazer uma gestão centralizada da informação, adicionando inclusive uma camada de segurança para proteção dos ficheiros.

À medida que a qualidade do áudio e do vídeo vai continuando a crescer, torna-se cada vez mais difícil armazenar arquivos desta natureza devido ao cada vez maior espaço lógico que este tipo de ficheiros ocupa – seja localmente nas unidades de disco das máquinas dos utilizadores, ou em serviços na cloud com capacidades relativamente limitadas face às reais necessidades.

No entanto, existem ainda alguns mitos em torno das soluções NAS que ainda urge ultrapassar. A ASUSTOR desmistifica e desconstrói esses vários argumentos contra e dá-lhe estas 8 grandes razões por que precisa e deve apostar numa solução NAS:

É fácil de configurar. A configuração de uma NAS não requer grande conhecimento técnico – qualquer pessoa que saiba configurar o Windows através do assistente e abrir o browser para navegar na Web estará mais do que qualificado para o fazer. Depois resta colocar as unidades de disco na NAS, ligá-la à sua rede via Wi-Fi ou através de um cabo Ethernet, aceder à interface de configuração através do browser e seguir as indicações cuidadosamente pensadas para ir ao encontro de todo o tipo de utilizadores.

Oferece maior espaço de armazenamento. O seu PC já tem três unidades de disco e ainda assim falta-lhe espaço para passar os vídeos Full HD – ou até 4K – que gravou durante as férias? Em vez de arriscar transferir ficheiros de um disco rígido para outro, podendo perder dados durante o processo ou até avariar unidades, invista numa NAS. É uma solução muito mais versátil e que pode ser facilmente expandida e acedida por várias pessoas a partir de vários dispositivos. E finalmente vai passar a ter espaço e um meio centralizado para criar todos aqueles backups que devia estar a fazer periodicamente de todos os computadores e dispositivos.

Evita a perda total de dados. Ataques causados por vírus informático que obrigam à formatação de discos, falhas cruciais nos discos rígidos ou perda de dispositivos de memória externa (como cartões SD ou pen drives USB) que continham dados sem backup – eis três situações típicas em que uma NAS pode ajudar a evitar. Basta colocar toda a informação crítica na NAS para depois lhe aceder através de um computador, e assim nada será perdido se algo vital falhar. Já agora, uma dica: Usar uma configuração NAS em RAID 5 com quatro unidades de disco permite-lhe a recuperação dos dados em caso de falha na própria NAS – basta substituir a unidade defeituosa e aguardar que o volume seja reconstruído em algumas horas, podendo ainda aceder (lentamente) aos seus dados durante o processo.

Facilita a partilha de arquivos. Uma NAS é perfeita para usar em casa como hub para acesso a filmes, músicas, fotos e jogos. Tem um espaço de habitação com mais de um andar? Melhor ainda: Imaginemos que guarda os filmes no escritório situado no andar superior mas a televisão da sala está no andar de baixo. Graças a uma NAS da ASUSTOR terá o acesso facilitado a esses arquivos a partir não só desse ponto, mas também de qualquer outro computador em casa ligado na mesma rede, incluindo consolas. Está a pensar no caso da sua empresa? Sejam pequenos escritórios ou PMEs, todas beneficiarão de poder gerir, armazenar e fazer backup de arquivos num único local, em vez de se espalharem por todas as máquinas do escritório. É também é muito mais fácil para os colaboradores acederem a vários arquivos pertencentes a um projeto quando estes se encontram guardados num hub centralizado, e não espalhados várias máquinas.

Oferece recursos de segurança. A maioria das unidades NAS possui algum tipo de encriptação para os volumes de disco, e as soluções da ASUSTOR são disso um bom exemplo. Não só adicionam uma nova camada de camada de segurança, como também pode ser mantidas fora da Internet pública (e dos olhares alheios), caso assim pretenda. O seu laptop foi roubado? Não se preocupe: os seus arquivos serão mantidos em segurança e separados na sua NAS. Sobretudo em ambiente de escritório é muito mais fácil acompanhar uma NAS centralizada do que ter vários computadores com informação espalhada – e desprotegida. A menos que esteja disposto a pagar o elevado risco desta vulnerabilidade em caso de incidente ou ocorrência de pior impacte, opte por uma NAS.

Inclui software de organização. As unidades NAS da ASUSTOR incluem software que facilita a configuração e uso da rede. Algumas unidades mapeiam o seu armazenamento para facilitar o acesso, e outras permitem-lhe configurar uma cloud para aceder via Internet de qualquer lugar. A maioria das unidades NAS inclui software de sincronização, embora esta opção dependa da unidade escolhida.

Não está limitada pelos ISP ou por terceiros. As velocidades de transferência entre os computadores e uma NAS via Gigabit Ethernet podem tecnicamente chegar aos 125 MB/s, ao passo que a maioria dos discos rígidos atinge velocidades de transferência na ordem dos 70 MB/s. Se pensarmos no serviço cloud, as velocidades de transferência são limitadas pelo plano de Internet que tem contratualizado com o seu operador – sendo que a largura de banda máxima é sempre teórica e depois tem ainda o possível estrangulamento criado no próprio serviço cloud. Outro aspeto importante: Tendo uma NAS ligada por Wi-Fi ou Gigabit Ethernet, não irá sofrer interrupções de acesso caso o seu ISP ou serviço cloud sofra um downtime, programado ou não. E como já sublinhámos, uma NAS em RAID 5 pode até sobreviver à falha completa de uma das suas unidades sem perder quaisquer dados ou sequer sofrer tempo de inatividade.

Uma NAS poupa-lhe dinheiro. Experimente ver o preço de uma unidade NAS de quatro baías incluindo o preço dos quatro discos rígidos com 2TB, num sistema configurado em RAID 5 – o que dará um espaço total de armazenamento (menos a redundância de dados) de 6 TB. Considere agora o preço de um serviço de armazenamento na cloud – verá que apenas conseguirá em média obter 1TB (um sexto do espaço da “nossa” NAS em RAID 5) por um valor anual que rondará um quinto do investimento que faria na NAS. É fácil concluir que a NAS se faz pagar rapidamente.

A ASUSTOR está empenhada em criar soluções de armazenamento sem compromisso que permitam lidar com as crescentes necessidades de áudio e vídeo, tendo para isso introduzido uma série de novos produtos NAS com hardware melhorado. São dois excelentes exemplos as novas unidades Nimbustor 2 e 4, que possuem duas portas 2.5-Gigabit. A família Nimbustor usa processadores dualcore e quadcore Celeron Gemini Lake, da Intel, com memória DDR4, para um desempenho multimédia melhorado. Os novos Celerons da Intel, juntamente com a inclusão de RAM DDR4, proporcionam uma NAS mais eficiente que nunca. De referir ainda as capacidades de Link Aggregation do Nimbustor, que quando emparelhado com um switch com gestão permite oferecer velocidades de até 5 Gbps.

Igualmente novas são as unidades NAS empresariais Cabinetstor. O novo servidor da Intel, Atom SOC, nome de código Denverton, habita o interior de duas destas novas NAS da ASUSTOR, de oito e dez baías. Com um SOC quad core, as Cabinetstor 8 e 10 vêm munidas de oito e de dez baías, respetivamente. A nova família Cabinetstor vem também munida de SOC a 2.1 GHz, memória 4GB DDR4 SO-DIMM, duas portas Ethernet 2.5-Gigabit Ethernet e duas portas 10-GbE.

Não menos importante, a ASUSTOR dispõe da família Lockerstor – uma nova gama de produtos de alta performance que possui CPUs Intel Coffee Lake e duas versões, a Lockerstor 8 e a Lockerstor 10. As Lockerstor vêm munidas de um processador quad core i3-8100 3.6 GHz, 8GB de memória DDR4 SODIMM, três portas 2.5-Gigabit Ethernet e 10-Gigabit Ethernet. Todos os modelos suportam a inserção de dois discos SATA M.2 ou SSD NVMe, oferecendo uma melhor performance naqueles ambientes empresariais mais exigentes.

Tudo isto tem um importante elemento em comum: o software Asustor Data Master com suporte Btrfs, snapshots Btrfs, sincronização cloud EZ Sync, Portainer para uma gestão de dock facilitada, software antivírus ClamAV, Surveillance Center, assim como várias apps multimédia.

Seja qual for a sua necessidade, a ASUSTOR tem uma solução NAS à sua medida.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.