Está preparado para trabalhar num ambiente VUCA?

Os ambientes profissionais de trabalho são caracterizados por serem VUCA, diz a Adecco em comunicado. A Volatilidade, a Incerteza, a Complexidade e a Ambiguidade vão ser as características do futuro diz a marca. O mundo em que vivemos mudará com maior rapidez, será cada vez mais imprevisível, complexo e difícil de interpretar. Uma situação perante a qual devemos adaptar-nos, também enquanto profissionais, sublinha a empresa.

De acordo com a Adecco, no ambiente VUCA, as empresas serão cada vez mais globais, digitais, transparentes e darão um maior valor à reputação e à responsabilidade social. Isso leva a que os perfis profissionais sejam capazes de adaptar-se à mudança com rapidez e agilidade, e por isso procuram-se perfis com flexibilidade e orientados à inovação permanente.

Outra característica das empresas em ambientes VUCA é que cada vez mais as estructuras empresariais rígidas e hierarquizadas passarão à historia a favor de comunidades de conhecimento colaborativo. Motivo pelo qual o trabalho em equipa e o trabalho por projectos será a garantia de êxito empresarial.

Os profissionais deverão assumir uma maior mobilidade e saber trabalhar em ambientes diferentes, como o teletrabalho ou o coworking. Sem dúvida, as empresas necessitam de contratar perfis mais inovadores, que desafiem permanentemente o status quo e que assumam com agilidade posições chave.

Está preparado para o mundo VUCA?

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.