Entenda o que é tecnociência e qual seu lugar no nosso cotidiano

Nova fase do desenvolvimento: conheça a tecnociência. (Fonte: tecnocienciaideth.com)

Nas últimas décadas, ciência e tecnologia foram alvos de debate a respeito do vínculo de subordinação entre si. Se por um lado temos a ciência vista como produtora de todo conhecimento racional e verdadeiro, do outro temos a tecnologia, que se apresenta como a materialização dos resultados da atividade científica. 

Após anos sendo vistas de formas separadas, ciência e tecnologia se unem em determinado aspecto e passam a ser conhecidas como “tecnociência”. A tecnociência nada mais é do que a privatização instrumental do conhecimento científico-tecnológico que já conhecemos há muito tempo, para produção de artefatos, tais como: computadores, celulares, televisores etc.

Como funciona a tecnociência?

Apesar de parecer algo extremamente complicado e distante, os mecanismos de funcionamento da tecnociência são simples e estão sendo utilizados a todo o momento. Ao acessar o computador ou celular para ler materiais como este, o usuário está usufruindo dos resultados da tecnociência. Seu objetivo é bem simples e direto ao ponto: facilitar a vida de quem a utiliza. 

O dia a dia do brasileiro fica cada vez mais acelerado e com sobrecargas de horas de trabalho. É pensando em situações de sobrecarga como esta que os mecanismos da tecnociência são aplicados. Como cita a pesquisadora Flávia Lacerda da FCI de Brasília, em sua tese de doutorado, é preciso que haja novas ferramentas para acompanhar o desenvolvimento das informações presentes em nosso mundo. 

pessoa-mexendo-no-smartphone-2.png

Os novos meios de acessar informação no dia a dia. (Fonte: igenio.com.br)

Além das informações sobre o mundo, há a necessidade de criar ferramentas que sejam capazes de auxiliar na saúde do usuário, por exemplo, aliviando o estresse da rotina. Para se ter uma ideia da vasta aplicação dessa nova ciência em associação à tecnologia, empresas do ramo de jogos de azar utilizaram os princípios dessa tendência para permitir a efetuação de apostas online no Brasil de forma segura e eficiente, a fim de que a vida do trabalhador possa ser divertida (e sem sair de casa).

Quais as vantagens do uso da tecnociência?

Tanto tecnologia quanto a ciência sempre proporcionaram vantagens individuais significativas na hora da resolução de certos problemas. Porém, a unificação de ambas está sendo capaz de proporcionar vantagens coletivas para a população em geral, como é o caso do crescimento da economia do país.

Segundo o Relatório do Plano de Ação do ano de 2017 do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a utilização desses mecanismos trazidos pela tecnociência para a rotina do brasileiro será capaz de movimentar na economia nacional um valor estimado entre US$11 bilhões a US$25 bilhões de dólares. 

A tecnociência é prejudicial?

Realizar quase todas as atividades do dia a dia através de uma tela, seja de celular ou do próprio computador pessoal ou da empresa, pode assustar algumas pessoas. A tecnociência, assim como qualquer nova criação em nossas vidas, precisa ser usada com moderação, nunca em excesso. 

Controlar o tempo que se passa em frente a computadores e celulares é fundamental para que a ferramenta de facilitação não vire algo prejudicial. Outra dica importante para evitar que a tecnociência vire algo nocivo é dar sempre prioridade, quando possível, à realização de certas atividades fora do mundo online. Não se pode esquecer que, apesar das facilidades, sair para uma casa de jogos em companhia de amigos queridos possui um valor sentimental que agrega muito a todos os seres humanos.

Artigo anteriorPróximo artigo
Fabio Oliveira
é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.