5 Razões para implementar Accelerated Mobile Pages (AMP)

5 Razões para implementar Accelerated Mobile Pages (AMP)

Desenvolvida pelo Projecto AMP, a tecnologia por detrás das Accelerated Mobile Pages (AMP) foi anunciada pela primeira vez em 2015 e tornada pública em Setembro de 2016. Mas só a partir de 2018 foi possível aceder ao código das AMP, que como tinha sido inicialmente anunciado pela Google, se encontra desde então disponível num formato open source. Em termos básicos, as AMP são uma estrutura HTML de código aberto promovida pela Google que pretende ajudar as páginas da Internet a carregar de forma mais rápida em dispositivos de navegação móvel. Todas as páginas AMP podem ser armazenadas em cache através de uma CDN, podendo nesse sentido abrir de forma mais imediata.
A tecnologia por detrás das AMP é volátil e bastante interessante, mas o maior interesse em torno do projecto vem de todos os profissionais ou entusiastas que se dedicam à publicação e promoção de conteúdo online. Se esse também é o seu caso, por que deve fazer o esforço para fazer a transição para este novo modelo? Nós temos 5 boas razões…

1. O futuro da Internet é móvel

Em primeiro lugar, é importante destacar que o futuro da Internet vai passar, acima de tudo, pelos dispositivos móveis. A navegação online deixou de estar limitada a aparelhos estáticos como o computador ou mesmo o laptop, e o tráfego digital tem vindo a transitar de forma progressiva para os smartphones. Neste sentido, preparar o seu site para ser lido por aparelhos móveis é uma medida inteligente e com os olhos postos na próxima década da interacção digital. Por estarem particularmente desenhadas para se enquadrarem numa leitura rápida em dispositivos mobile, as AMP são uma tecnologia essencial para todos aqueles que procurem fazer parte não só do futuro da Internet, como do seu presente.

2. Sites mais rápidos são sempre uma vantagem

Segundo os especialistas de SEO, que se dedicam a estudar a optimização de sites para motores de busca, a velocidade de um site é um dos principais factores por detrás de valores altos de taxa de rejeição. No mundo da Internet, as taxas de rejeição servem para medir o tempo que os utilizadores passam em determinado site. Quando se procura promover conteúdo online, pode ser difícil atrair novos utilizadores. Para tal, existem várias estratégias de marketing disponíveis. Os administradores de site podem, por exemplo, utilizar links externos como forma de promoção. Da mesma forma, o design de logo é importante, assim como outros componentes estéticos. Mas sejam quais forem as medidas aplicadas para atrair utilizadores ao seu site, estas podem não servir de nada caso a sua taxa de rejeição seja alta. Afinal, não interessa assim tanto atrair novos clientes/leitores se estes não passarem mais do que 5 a 10 segundos no seu site.
Neste sentido, é importante dotar o seu site de níveis de performance elevados. Com as AMP, a velocidade do seu site vai ser extremamente beneficiada, especialmente para potenciais utilizadores que utilizem dispositivos móveis.

3. Maior exposição no Google

Existem muitos motores de busca na Internet. Mas é bastante claro que o Google é, de longe, o mais utilizado. Tendo em conta que a Google tem vindo a promover as estruturas tecnológicas das AMP, é importante juntar-se a esta nova tendência caso procure um lugar de destaque no mais popular site de pesquisa da história. Basta uma pesquisa compreensiva pelos resultados obtidos no motor de busca, para perceber que o Google tem o hábito de dar maior destaque a sites que utilizam AMP. Se, tal como todos os profissionais de SEO, tem como objectivo oferecer uma maior visibilidade ao seu site ou serviço online neste motor de busca, adoptar a tecnologia AMP é urgente e absolutamente fulcral.

4. Monetização mais rápida e fácil

O termo, emprestado do inglês, está relacionado com a capacidade que um site ou serviço digital tem para fazer dinheiro para aqueles que o operam ou administram. E tal como acontece com a maior parte das questões relacionadas com a tecnologia, maior velocidade equivale a um maior lucro. Utilizar AMP pode ajudá-lo a fazer mais dinheiro de forma mais fácil com o seu site. Como? Os anúncios são frequentemente o motivo pelo qual alguns sites se podem tornar lentos. Para evitar a frustrante experiência de remover um anúncio pago apenas porque este torna o seu site demasiado lento, aderir à tecnologia das AMP pode ser a melhor resposta.

5. Ferramentas de análise

Finalmente, as AMP permitem-lhe ter acesso a melhores ferramentas de análise. Estas, por sua vez, podem levá-lo a compreender de forma mais profunda quais são os aspectos mais falíveis do seu website, ou quais as mudanças específicas necessárias para atrair mais utilizadores. As ferramentas de análise digital são como as estatísticas de desporto: ajudam-no a tomar decisões baseadas em factos, que podem em última instância revolucionar a performance dos seus serviços. Não subestime a importância destas ferramentas. As AMP oferecem acesso directo a todos os utensílios de análise da Google Analytics, ajudando-o a compreender de forma mais clara exactamente o que está bem – e o que está mal – no seu site.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.