Paulo Barreira, Sales Director da TP-Link, não tem dúvidas que o WIFI 6 e o 5G são duas tecnologias que vão alterar a forma como interagimos com os equipamentos. Em entrevista exclusiva ao TecheNet, sublinha que problemas como velocidades lentas e saturação de tráfego serão, num futuro muito próximo, coisas do passado.
Esta é uma conversa em que se fala também do posicionamento da TP-Link no mercado e do sucesso dos produtos da marca, nomeadamente das linhas Tapo e Omada. A ler com atenção
Quais considera serem as próximas tecnologias disruptivas para o mercado do utilizador doméstico?
O Wi-Fi 6 é o standard de tecnologia Wi-Fi da próxima geração. O Wi-Fi 6 é, também, conhecido por “Wi-Fi AX” ou “Wi-Fi 802.11ax” e toma por base o atual standard Wi-Fi 802.11ac, melhorando-o grandemente. Por trás do desenho original do Wi-Fi 6 está a resposta necessária ao crescente número de dispositivos dependentes de uma rede wireless. Se possuir um dispositivo VR, vários dispositivos de domótica ou simplesmente tiver um grande número de computadores, smartphones e/ou tablets então um router Wi-Fi 6 poderá ser seguramente a melhor solução para si.
O WiFi 6 pode revolucionar a forma como olhamos para as redes domésticas e empresariais? De que forma?
Os princípios são os mesmos no Consumo ou no empresarial – Maior tráfego, Maior velocidade, transferência de informação mais estável/eficiente e menor latência na resposta.
Powerline, Wi-Fi, sistemas Mesh… porquê tantas tecnologias diferentes para responder a necessidades de utilizadores domésticos?
Quais considera ser as principais vantagens dos equipamentos domésticos TP-Link face à concorrência, num mercado com vários players?
Tenho a certeza de que a palavra Confiança é a que mais se adequa à TP-Link, onde procuramos sempre criar Valor entre todos os nossos distribuidores e 6000 parceiros ativos em Portugal.
No mercado empresarial, a concorrência é feroz e a TP-Link não conta com a pegada que tem no segmento de consumo. Como querem conquistar quota?
Neste contexto, a nossa estratégia é colocar soluções com tecnologia de ponta, robustas e eficientes, permitindo às nossas Empresas modernizar as suas infraestruturas de comunicações e de suporte ao negócio, garantindo simplicidade na sua instalação e funcionamento.
Uma palavra para os nossos atuais e futuros parceiros, que são uma peça fundamental na nossa estratégia de crescimento. Lançámos no passado mês de maio o nosso “Partner Program”, que permitirá aos nossos Parceiros usufruírem de um conjunto de ferramentas para explorar todo o potencial do nosso portfolio empresarial e potenciar o seu crescimento com a TP-Link.
A linha TAPO está a ser bem recebida em Portugal? Que novidades podemos esperar para a segunda metade do ano?
Na segunda metade do ano, a TAPO vai juntar à sua gama de produtos tomadas inteligentes com monitorização de energia, Light strips e uma forte componente de sensores o que levará a TAPO a ter uma extensão de gama bastante adequada face ao mercado existente e às novas necessidades com o 5G.
Qual o futuro da linha OMADA? Em que sentido avança o mercado empresarial e as suas necessidades?
A tendência do mercado empresarial aponta para uma necessidade de redução de custos de implementação e manutenção devido a uma maior exigência na resiliência das infraestruturas e inclusão de novas tecnologias, nomeadamente a segurança e WiFi 6.
Saiba mais sobre a TP-Link no site oficial
Outros artigos interessantes: