Boa parte do foco do skin care é retardar o envelhecimento, afinal, não é fácil ver a ação do tempo sobre o nosso corpo. A pele torna-se flácida em consequência da perda de colágeno e elastina, causando rugas e linhas de expressão. Fatores genéticos e externos, como alimentação não saudável, exposição demasiada ao sol, sedentarismo, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, também podem contribuir para o avanço da flacidez.

Em especial para as mulheres, os efeitos do envelhecimento podem ser bastante indesejados. Por isso, a indústria da estética e dos dermocosméticos tem buscado soluções para mitigar os efeitos do envelhecimento e rejuvenescer a pele.
Se, antes, os pacientes precisavam passar por uma cirurgia plástica para recuperar a sustentação da pele, hoje, os tratamentos mais inovadores oferecem o chamado efeito lifting. A palavra de origem inglesa vem do verbo lift, que significa “levantar”. Por meio de produtos com fórmulas inéditas e procedimentos não invasivos, realizados principalmente na região da face, é possível devolver elasticidade e firmeza à pele.
Efeito lifting no skin care
Para quem busca um efeito lifting mais suave ou só está querendo prevenir a perda de colágeno e elastina da pele, é possível incorporar na rotina de skin care produtos com fórmulas específicas. Procure por aqueles que contenham ingredientes que aumentem a produção (e diminuam a destruição) dos principais componentes estruturais da pele e que melhoram a sua firmeza: colágeno, elastina e glicosaminoglicanos ou GAGs.
Na prática, isso significa antioxidantes: vitamina C, vitamina B3 e vitamina E, aplicadas topicamente, aumentam a produção de colágeno na pele. Outras boas opções incluem derivados de vitamina A (retinoides) e peptídeos. Hoje, o mercado oferece diversas opções de produtos para os mais variados tipos de pele. O melhor a se fazer é consultar o seu dermatologista para que ele possa indicar a melhor opção para o seu tipo de pele.
Também é possível consumir o colágeno hidrolisado como suplemento alimentar, pois ele auxilia na produção de colágeno de forma natural. Ele é facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, em pó ou em cápsulas.
O poder do ultrassom microfocado
Um dos procedimentos mais populares nos consultórios dermatológicos por fornecer um efeito lifting sem a necessidade de cirurgia é o ultrassom microfocado. Através de um aparelho totalmente seguro, são emitidas ondas (que podem chegar a 70ºC) de forma controlada, chegando até as camadas mais profundas da pele, sem danificá-las. O aquecimento provoca uma microcoagulação local, estimulando a produção de colágeno e de elastina, além de criar um efeito tensor na pele.
Logo após o procedimento, já é possível observar alguma mudança, mas é preciso ser paciente para perceber o resultado por completo. Normalmente, leva alguns meses para que as células consigam produzir esse novo colágeno, proporcionando um efeito duradouro e suavizante aos contornos do rosto e/ou do pescoço, por exemplo.
Como se trata de um procedimento não invasivo, a recuperação é imediata. É importante mencionar que o ultrassom microfocado é ajustado às necessidades de cada paciente. Em geral, até duas sessões por ano são suficientes para tratar a flacidez.
Bioestimuladores de colágeno
O tratamento com bioestimulador de colágeno também é bastante popular nos consultórios dermatológicos. É injetada uma substância na camada intermediária da pele, causando uma reação inflamatória do organismo e estimulando a produção de colágeno. O resultado é uma pele mais firme e saudável. O resultado completo aparece alguns meses após o início do tratamento. Por ser um procedimento minimamente invasivo, a recuperação é rápida.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: